5 dicas de como motivar a equipe do estúdio

Se o seu estúdio é grande e você precisa contar com uma equipe de colaboradores para ajudar a executar as tarefas diárias e atender a todos os clientes, você já deve saber que uma das tarefas mais difíceis e desafiadoras é a de gerir pessoas. Porque, além de motivação diária e individual, todos precisam estar integrados e motivados enquanto equipe também. Mas como fazer isso da melhor maneira no estúdio? Abaixo, apresentamos 5 dicas de como motivar a equipe.

1 – OUÇA SEUS FUNCIONÁRIOS
Um estúdio de Pilates, na maioria das vezes, recebe uma infinidade de pessoas, com os mais variados problemas. O profissional precisa estar muito centrado para ouvir sem se deixar envolver e não transpassar os seus próprios problemas, sejam eles pessoais ou profissionais.

Ensine os seus funcionários a recorrerem a você quando precisarem reclamar de algo, expressar algum descontentamento, apresentar ideias e sugestões, ou mesmo desabafar. Isso evita fofocas desnecessárias e aproxima-os de você.

Conversar com todos constantemente e manter um clima descontraído e animado pode fazer toda a diferença na motivação. Afinal, eles entenderão que você se importa. Deixe claro que suas portas “e ouvidos” estão sempre abertos. Mas atenção: não basta ouvir e não fazer nada. Esforce-se para ajudar a solucionar as questões e aja pontualmente, principalmente se a conversa tiver relação direta com o estúdio.

2 – ENVOLVA A SUA EQUIPE E DELEGUE
Por vezes, os funcionários passam a render muito mais quando entendem que são partes importantes do processo do negócio, e não mero coadjuvantes. Portanto, envolva a equipe nas decisões, como na compra de novos equipamentos, na reforma, ou mesmo na formatação da grade de aulas. Pequenos detalhes podem mostrar o quanto você valoriza o conhecimento e a opinião de cada um deles.

PUBLICIDADE

Chame-os para participarem de reuniões estratégicas, convoque-os a trazerem ideias de melhorias e implante o que for viável, na medida do possível! Além disso, aprenda a delegar funções. Nesse caso, além de valorizar o potencial de cada um, a atitude deixará você mais liberado, ou seja: menos sobrecarregado. Deixe-se à disposição, caso precisem tirar dúvidas durante a execução da atividade.

O que delegar?
Relatório financeiro
Relatório de Absenteísmo de funcionários e clientes x Reposição de aulas
Avaliação física/ postural
Pós-venda/ Fidelização de clientes
Formatação de campanhas para trazer mais clientes
Gerenciamento de Redes sociais
Compras gerais (material de escritório, de higiene e limpeza, uniforme)
Acompanhamento e formatação da grade de aulas
Endomarketing

3 – DISTRIBUA IGUALMENTE AS ATIVIDADES
Busque distribuir as atividades diárias (e as extras) de seus funcionários da forma mais igualitária possível, sendo justo e sensato sempre. Não adianta sobrecarregar alguém porque você sabe que no final ele sempre dá conta das atividades, enquanto outro, com a mesma função, tem poucos afazeres. Nada mais desmotivador do que ter um número exagerado de tarefas. Vai chegar uma hora em que ele vai cansar e não vai mais querer trabalhar no seu estúdio. Afinal, ninguém aguenta tanta sobrecarga por muito tempo, ainda mais se estiver se sentindo injustiçado. Preocupe-se em orientar os funcionários corretamente e tome cuidado para não privilegiar ninguém. Por mais que você tenha mais afinidades com um do que com outro, esforce-se para tratá-los da mesma forma em todas as situações.

4 – REALIZE EVENTOS E TREINAMENTOS E ENCANTE
Organize constantemente treinamentos para todos da equipe. Você mesmo pode dividir seus conhecimentos e treiná-los, mas também pode se oferecer para custear um percentual de cursos e workshops externos, incentivando-os a se aperfeiçoarem ou buscarem novas habilidades. Nesse caso, é importante estabelecer regras bem claras antes, de preferência por escrito no papel. Outra dica é promover “rodadas” de conhecimento, onde um colaborador por vez prepara um treinamento e divide algo que sabe com a equipe. É legal ver como todos se sentem valorizados e motivados.

Além disso, aproveite datas comemorativas para promover eventos de integração com a equipe, e até fazer alguns “mimos”, como oferecer uma lembrança personalizada e exclusivamente feita para ela. Churrascos, coquetéis, cafés da manhã, ou mesmo um almoço ou um jantar em um lugar bem bacana podem ser boas pedidas.

Como presentear:
Squeeze com nome gravado
Copo plástico com nome
Camiseta com dizeres de Pilates
Pingente com posição de Pilates
Toalhinha com nome bordado

5 – APRENDA A RECOMPENSAR OS ESFORÇOS
Eis aqui um dos pilares mais importantes – o do reconhecimento. Afinal, todos buscam por isso em todas as áreas da vida. Quem não gosta de ganhar um elogio (melhor ainda se proferido no meio do seu grupo, não é mesmo?), de ser apontado como o melhor em determinado momento? Aproveite que o final de ano vem aí e organize um evento interno bem bacana, premiando seus funcionários com placas, medalhas ou troféus. Depois, divulgue pra todo mundo nas suas redes sociais, no mural do estúdio…ah, não esqueça que a recompensa financeira também é importante. Como diz o ditado: “nem só de tapinha nas costas vive o homem”.

Como premiar:
Proatividade
Excelência técnica
Ideias inovadoras
Carisma e atratividade

São apenas algumas sugestões. Só você saberá a melhor forma de valorizar e premiar a sua equipe, não é mesmo? Depois, vem contar pra gente a sua história de como motivar a equipe do seu estúdio!

PUBLICIDADE