Férias: 6 dicas para organizá-las!

Você controla as emoções no trabalho?

Férias! Todas vez que você pensa nelas, você já começa a ficar nervoso, com medo que que as coisas fujam do controle? Se você é empreendedor, sabe que é difícil se desligar da rotina da empresa para tirar férias. E esse período pode até dar dor de cabeça ao invés de relaxar, se o profissional não conseguir se organizar e deixar o trabalho sem pendências.

É preciso planejar esses dias de folga para não precisar se preocupar com e-mails, telefonemas e dúvidas da equipe, caso você faça um esquema de escala na sua academia ou estúdio. Veja algumas dicas para se organizar e não ter surpresas no período de descanso.

Liste as pendências
Faça uma relação de todas as coisas que estão pendentes ou precisam ser resolvidas antes das suas férias. Defina os prazos por nível de importância e cheque o que é possível realizar ou não. Tente negociar o que não puder ser cumprido até lá.

Escolha alguém para o seu lugar
Tenha uma pessoa de confiança para substituí-lo nas férias. De acordo com o especialista em gestão de pessoas Eduardo Ferraz, para a revista Exame.com, é fundamental treinar e dar autoridade a alguém para gerenciar o dia a dia da empresa, pois roda equipe precisa de um guia.

Acelere o ritmo
Antes das férias, corra um pouco mais para não deixar pendências importantes por fazer. Decisões sobre investimentos, preços e planos especiais para o verão precisam estar bem resolvidas. Se precisar, fique até um pouco mais tarde, para resolver tudo o que for necessário e não se estressar no período de descanso.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Avise com antecedência
Não deixe para avisar seus clientes e fornecedores sobre as férias no último dia. O consultor Christian Barbosa dá a dica: informe com pelo menos uma semana de antecedência, para poder negociar prazos, apresentar quem vai ficar no seu lugar e orientar sobre as ações em sua ausência.

Deixe o “dever de casa”
Para Eduardo Ferraz, é importante determinar metas e funções para cada funcionário enquanto estiver fora. Oriente como isso deve ser feito e quais são os prazos.

Último dia
O último dia não deve ser para resolver pendências. Use a véspera das férias para os últimos detalhes: resposta automática de e-mail, contatos e documentos para o seu substituto, checagem das tarefas. E depois, desligue-se! Nada de e-mails e ligações se não for realmente urgente.