5 dicas de manutenção e decoração de estúdios

Você tem cuidado da manutenção e da decoração do seu estúdio de Pilates de forma correta e adequada?

Um estúdio de Pilates deve ser um local aconchegante, limpo e que promova bem-estar, em todos os sentidos da palavra. Os praticantes precisam sentir segurança, acima de tudo, além de prazer e felicidade ao adentrar no ambiente – e contar os segundos para voltar.  É seu papel, enquanto gestor do estúdio, cuidar, de forma muito eficaz, da manutenção e da decoração – nos mínimos detalhes, da fachada à segurança dos equipamentos, da parede do corredor ao banheiro. E isso deve ser algo regular!

O tempo vai passando e aquela pintura e decoração toda bonitinha, que você fez lá no começo, vai se perdendo naturalmente. É necessário ter um olhar atento e um cuidado constante. Que tal tirar um tempinho no final de semana, ou até mesmo nos feriados, para arrumar aquela parede manchada e com visual desagradável? Vale aproveitar e mudar um pouco as coisas de lugar, dar uma organizada na bagunça que vai se acumulando com a correria, e até mesmo investir em alguns objetos de decoração novos, em um papel de parede, que você mesmo pode aplicar…

Iam Studio Curitiba – referência em beleza e organização

Importante também investir em manutenção periódica. Além de higienizar os equipamentos diariamente, entre um atendimento e outro, há necessidade de uma limpeza um pouco mais robusta semanalmente, eliminando a sujeira dos trilhos e das rodas, por exemplo. Outra dica é avaliar itens como parafusos, manoplas e mosquetões. Certifique-se que tudo esteja de acordo e funcionando corretamente toda semana. Além disso, a manutenção trimestral, com um técnico especializado, é imprescindível para garantir a segurança e a longevidade dos seus equipamentos. Você pode agendar manutenção com um técnico credenciado por aqui: Assistência Técnica MetaLife.

Seja qual for o tamanho do seu estúdio, existem cuidados básicos para uma boa apresentação e funcionamento de primeira para encantar seus alunos. O ambiente do estúdio deve refletir o serviço que é prestado. E uma boa manutenção e decoração costumam ajudar. Confira 5 dicas para cuidar melhor desse cenário de trabalho e deixá-lo ainda mais seguro e agradável:

PUBLICIDADE

Dica 1: faça manutenção preventiva periodicamente!

Iam Studio Curitiba

Um estúdio de Pilates é um negócio que envolve muitas pessoas diariamente, e o cuidado com estas pessoas é responsabilidade sua enquanto elas estão no seu espaço. Com a manutenção dos equipamentos em dia, você garante a segurança de seus alunos e o bom funcionamento do seu negócio.

Como todos os equipamentos mecânicos, os equipamentos de Pilates estão sujeitos ao desgaste e estresse. A manutenção apropriada e a substituição periódica de seus componentes são necessárias. Saiba tudo sobre manutenção dos equipamentos de Pilates aqui.

Lembre-se que não só os equipamentos de Pilates precisam de manutenção. É importante cuidar da manutenção do espaço com um todo sempre, tentando se adiantar a possíveis imprevistos, e arrumar itens essenciais com agilidade. Nunca deixe um vazamento, um buraco, uma tomada, um bebedouro, ou algo aparente esperando. Seja rápido em resolver os problemas que inevitavelmente aparecem. Ah, e não esqueça de manter a limpeza impecável do espaço. Atente para possíveis tapetes ou capachos, cortinas, portas, janelas, espelhos, pias e lixeiros…tudo precisa estar muito limpo sempre!

Dica 2: aposte em móveis para a organização do estúdio!

Organização é tudo! Sem dúvida, ela faz muita diferença e impacta diretamente na percepção que as pessoas tem do seu espaço. É importante ter um lugar para organizar os pertences dos alunos, para que não fiquem espalhados pelo ambiente. Na impossibilidade de ter um vestiário com armários individuais, pense em alternativas: cabideiros para bolsas e casacos; sapateiras para os alunos deixarem os calçados durante o tempo que estiverem no estúdio, etc. Existem alguns móveis específicos para estúdios de Pilates, que encaixam perfeitamente nos equipamentos. Além de superfuncionais, eles são lindos e ajudam, não só a organizar os pertences dos alunos, mas todos os acessórios do estúdio.  CONHEÇA.

Dica 3: recorra aos espelhos!

Os espelhos promovem a sensação de amplitude, além de valorizarem, ainda mais, o seu espaço. Espelhos em locais estratégicos ajudam o professor a coordenar os alunos em aulas com mais pessoas, além de ajudar os alunos a corrigir a postura, e até mesmo a execução dos movimentos.

Dica 4: decore as paredes

Paredes com texturas em 3D, adesivos ou papéis ficam lindas na decoração. Porém, paredes lisas são mais práticas. Nesse caso, prefira usar tintas laváveis que facilitam a limpeza.

As cores fazem toda a diferença na decoração do estúdio. Elas possuem a propriedade de intervir no ambiente, brincando com as impressões de distância, espaço e temperatura. Use as cores para criar um ambiente agradável e interferir de modo favorável no clima do seu estúdio.

Uma dica que funciona para todos os estúdios é utilizar quadros e imagens de saúde e bem-estar. Fotos de exercícios e frases de incentivo tendem a inspirar os alunos a executá-los.

Decor com frases

Dica 5 – Utilize plantas 

Decore a recepção, um canto específico da sala e os banheiros com plantas. Em vasos grandes ou pequenos, mesmo utilizados como detalhes em um balcão, por exemplo, elas ajudam a manter a harmonia, a saúde e a vida do ambiente. Você pode colocar simples mini vasinhos com suculentas no lavabo. Já fazem uma diferença no visual.

Lembre-se: você pode ter uma decoração supersimples ou cheia de estilo, mas o mais importante é manter a organização e a limpeza, principalmente em espaços pequenos. Deixe à mão somente os acessórios e itens necessários à aula. Tente encontrar móveis com dupla funcionalidade, como sofás e bancos com armazenamento interior. E, como falamos anteriormente, não se esqueça de oferecer móveis de apoio, para organizar os pertences dos alunos.

PUBLICIDADE