A acústica do estúdio

A acústica do estúdio: por que se preocupar com isso é importante? O Pilates não combina com ruídos externos, nem com música de academia. Para um bom desempenho dos seus alunos, certifique-se de que o seu estúdio esteja localizado em um ambiente silencioso. Se não, providencie um isolamento acústico.

Alguns estúdios funcionam dentro de academias. Nesses casos, o ideal é procurar um espaço mais distante das salas de ginástica e spinning, por exemplo, que geralmente usam música muito alta e agitada e dificultam a acústica.

Para os estúdios localizados dentro das clínicas médicas ou estéticas, o cuidado deve ser com a proximidade das salas de tratamento. Procure isolar o estúdio do ambiente médico, que geralmente transmite um ar intimidador.

Dentro da sala de aula, a acústica deve ser boa para que a música ambiente não interfira no tom da sua voz ao orientar os exercícios. Lembre-se: suavidade, tranquilidade e concentração começam com a voz baixa. E a trilha, é claro, deve ser relaxante, com músicas instrumentais e ritmos mais lentos.

O que faz um ambiente propiciar conforto acústico?

Conrado Silva de Marco em seu livro “Elementos de acústica arquitetônica” afirma que a acústica arquitetônica é focada em duas áreas: a defesa contra ruídos, eliminando ou tratando barulhos externos ao ambiente por meio de isolamento acústico, e o controle de sons ambientes, para a preservação da qualidade e inteligibilidade da comunicação, evitando problemas como ecos, ressonâncias e reverberações excessivas.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Assim, para um ambiente gerar conforto acústico, o ideal é que seja construído, desde o projeto, levando em conta o seu formato e os materiais. São as formas irregulares e difusoras de superfícies que influenciam na reverberação sonora de acordo com sua distribuição local.

Geralmente, estúdios são locais fechados, localizados estrategicamente para evitar a absorção de ruídos externos. A maioria não tem janelas e, quando elas estão presentes, devem ser especiais, com isolamento sonoro. As portas mais indicadas são as pesadas, fechadas hermeticamente, que impedem o vazamento de sons entre os ambientes.

Internamente, os estúdios podem ter forros absorventes e todos os pisos ao seu redor também devem ter tratamentos para isolamento acústico.

Com informações da Isover -Líder global em tratamento e isolamento térmico e acústico.