Como motivar a frequência dos alunos no estúdio

Como motivar a frequência dos alunos no estúdio

Os motivos para procurar um estúdio de Pilates são muitos: busca por saúde, relaxamento, estética e auto-estima, recomendação médica ou simplesmente um espaço para lazer e descarregar as energias.

Com a tendência do fitness aumentando a cada dia, este é um mercado que cresce extraordinariamente. Aqui é onde surge a principal questão: você está crescendo junto com ele?

A fidelização de seus clientes está ligada ao marketing do seu estúdio e suas estratégias. Todos conhecemos a velha história do aluno que se matricula por um mês e nunca mais aparece. A baixa frequência dos seus clientes pode significar falta de motivação, tédio e que você precisa começar a diversificar suas aulas. Mas como garantir que seus alunos continuem frequentando seu estúdio de Pilates? Calma, a gente vai te ajudar!

O INSTRUTOR FAZ TODA A DIFERENÇA.

O instrutor de Pilates faz toda a diferença. Invista em bons profissionais e cobre cursos de atualização e especialização (que inclusive podem ser patrocinados por você, dono do estúdio). Quanto maior o nível técnico do profissional do seu estúdio, melhor será o treino do seu cliente e mais rápido ele vai atingir seus objetivos.

Além da parte técnica, é essencial que o instrutor domine e tente sempre melhorar sua relação interpessoal entre professor e aluno. Afinal, uma grande porcentagem da motivação e, consequentemente, da frequência do aluno no estúdio, é a afinidade que se tem com o instrutor. Ninguém vai frequentar um local sem se sentir à vontade, não é mesmo? Preste atenção à didática, desenvoltura, postura pessoal, entre outros.

PUBLICIDADE

E o que você vai ganhar com isso tudo? É muito simples: um vínculo entre aluno-estúdio que muitas vezes é o suficiente para que o cliente continue com você por muitos anos.

FREQUÊNCIA = RETENÇÃO

Segundo Vianna e Novaes (2003), as maiores causas na perda do clientes da área fitness, totalizando 70% são: o surgimento de outros espaços; uma nova tentativa de atingir seu objetivo em outro lugar; mudar de professor com o objetivo de vivenciar outras estratégias, mudança de aula, por insatisfação da qualidade do serviço prestado.

Motivar a frequência dos seus alunos é o segredo. Resultados para eles, resultados para você. Existem muitas atitudes que podem ser tomadas. Confira:

– Diversifique os exercícios! Tente deixar a aula mais dinâmica e agradável;
– Avaliação física frequente: muitas vezes as pessoas acabam desistindo por não ver ou não entender todos os resultados da atividade física. A avaliação pode ser uma ótima motivação!
– Sorteios: Quem não faltar durante o mês, concorre a um presente, por exemplo. Seja criativo!
– Gerenciar a frequência dos alunos e tentar descobrir a melhor forma de garantir a presença de cada um, individualmente.

AMBIENTAÇÃO

Uma outra forma de fidelizar seus clientes é com a ambientação do seu estúdio de Pilates. Você não precisa necessariamente investir em uma decoração caríssima e impecável, e sim decorar seu espaço de forma a tornar a prática da atividade e o convívio dos alunos e professores ainda mais agradável.

A música também é um fator importante, tanto de forma positiva, quanto negativa. Ao mesmo tempo em que é um artifício que melhora a qualidade da atividade física, anima o ambiente e motiva seu aluno, a música pode atrapalhar algumas pessoas. Atente-se a deixar um volume agradável e a escolher um estilo musical que funcione para todos.

Essas são algumas de nossas dicas. Esperamos que aproveite!

E você? Tem alguma estratégia diferente para garantir a frequência de seus alunos nas aulas? Compartilhe com a gente nos comentários!

PUBLICIDADE