A inovação e a entrega de valor são conceitos chave para o sucesso de um estúdio de Pilates

A inovação e a entrega de valor são conceitos chave para o sucesso de um estúdio de Pilates

O maior desafio dos estúdios de Pilates hoje é prospectar alunos novos, criar volume de matrículas mensalmente e reter os clientes por mais de dois anos, em média. O Pilates já se firmou no mercado e muitos que não gostam de atividades físicas convencionais, como musculação ou ginástica, acabam optando pelo Pilates porque os amigos e familiares indicam ou os médicos sugerem.

O fato é que esse cliente que opta em iniciar a prática de Pilates, normalmente realiza uma pesquisa, seja na internet ou em conversa com outras pessoas de seu ciclo pessoal e profissional. Após identificar alguns estúdios, ele passa a entrar em contato para negociar valores e agendar aulas experimentais. O que pode levar o cliente a escolher o estúdio do seu concorrente, e não o seu, pode ser a capacidade dele de definir bem as estratégias de marketing e inovação.

Por isso, nesse texto darei dicas para quem pretende montar um estúdio ou quer aumentar a captação de clientes e trazer sucesso para o negócio.

O primeiro passo para montar um estúdio de Pilates é estudar o mercado, saber exatamente quais as práticas de seus concorrentes quanto a preço e produtos oferecidos, qual o poder aquisitivo da região, quem será o seu público-alvo, quais as forças e fraquezas e quais são as oportunidades e as ameaças do negócio.

Essa análise deve anteceder a montagem do seu modelo de negócio e deve ser detalhada afim de você ser o mais assertivo possível em seu posicionamento e suas estratégias. Falhar no planejamento é planejar a falha, então, antes de decidir onde será seu estúdio e quais serão os equipamentos, você deve fazer um planejamento criterioso e uma análise do mercado para saber qual será o seu diferencial, quem você quer atingir com o seu serviço e qual será seu posicionamento para alcançar esse público.

A sua formação em Pilates e os melhores equipamentos não valem de nada se você não consegue atingir a visão do cliente e despertar nele o interesse de fazer Pilates no seu estúdio. Por isso, uma boa estratégia de marketing é necessária para que os alunos identifiquem as qualidades de seu estúdio, o diferencial dele, e optem em fechar o plano com você. O seu posicionamento deve estar claro para o cliente na comunicação, ou seja, as cores do seu estúdio, o logotipo, o ambiente, o atendimento, toda a roupagem de seu estúdio deve mostrar os propósitos da empresa e atingi-lo de forma pontual, despertando o interesse imediato pela matrícula.

O seu posicionamento define como seu cliente enxerga o diferencial do estúdio e qual o valor do seu serviço. Colocar uma placa na frente do estúdio e distribuir folders não garante que o cliente vá até você, por isso, diferencie-se de todos, crie a missão, visão e valores de sua empresa e passe credibilidade e confiança.

Com o seu ‘’produto’’ construído e corretamente comunicado, é preciso estruturar muito bem os processos para que todo aquele valor agregado divulgado seja entregue totalmente. Logo, toda sua equipe de professores, recepcionistas, limpeza e gestão devem estar alinhados com os propósitos da empresa e devem saber entregar com excelência o que o cliente veio buscar, superando expectativas. O seu produto pode ser o serviço de aulas de Pilates, mas tudo que envolve esse serviço deve ser levado em consideração, como estrutura, local, e o mais importante: o atendimento. A equipe deve ser treinada para não apenas repassar os valores de um plano ou uma sequência de exercícios; todos devem gerar entusiasmo, criando relacionamentos e proporcionando experiências inesquecíveis, as quais todos os clientes queiram viver toda semana. Isso gera conversão de matrícula e também retenção de clientes.

A entrega de valor e a inovação devem ser constantes em seu negócio para se diferenciar do mercado e poder prospectar ou fidelizar cada vez mais clientes. Inovar não significa necessariamente inventar algo novo, mas sim, apresentar uma novidade dentro da mesma proposta. Seja ela técnica ou simplesmente visual. O seu produto passa a ter maior valor e o custo do mesmo não interfere na decisão da compra.

Abaixo relacionei 5 dicas apresentadas no texto para você pensar e refletir sobre seu negócio, buscando mudar e melhorar sempre.

– Analise o mercado, entenda quem são os clientes, como você poderá se diferenciar para atingí-los e porque seu estúdio é melhor do que os outros. Conheça seus concorrentes e o melhor lugar para montar seu estúdio;

– Crie um bom posicionamento de marca, pense nas cores, no logotipo, no layout, toda a roupagem do seu produto, na missão, visão e valores de sua empresa, pense como seu cliente vai enxergar o seu diferencial e optar pelo seu estúdio, agregue valor ao seu produto e monte uma proposta irrecusável;

– Faça uma entrega de valor adequada de seu produto, treine a equipe, não apenas para vender planos ou dar uma aula de Pilates, treine a equipe para criar relacionamento com os clientes, gerando entusiasmo e superando expectativas;

– Defina processos, crie uma cultura organizacional que passe credibilidade e confiança ao cliente;

– Esteja conectado com seu cliente, inove e esteja preocupado com cada detalhe de seu negócio, pois isso está diretamente ligado a eficiência e ao sucesso de qualquer empresa.

“O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso.” Albert Schweitzer.

Victor Valente
Educador Físico (CREF: 074605- G/SP)

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