marketing

Plano de marketing para o estúdio

Você sabe como fazer um plano de marketing para o estúdio? Henry Ford já dizia:” Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.” Então, como responsável pelo estúdio, você está constantemente à procura de novas maneiras de atrair e reter clientes.  É isso que faz o seu negócio girar. Atrair, reter, atrair, reter… Mas, para isso acontecer é preciso, antes de mais nada, de um serviço de qualidade, é claro. Caso contrário, esse ciclo se quebra.

Então, se você ainda não confia o suficiente no seu serviço nem pense em investir em estratégias de atração de cliente. Foque em satisfazer aqueles que o cercam! Mas se você está procurando novos clientes, seja porque está inaugurando, lançando uma nova unidade, um novo concorrente apareceu, precisa vender/preencher horários em ocasiões mais “calmas” e outros motivos nobres, o Negócio Pilates irá ajudar.

Provavelmente você está pagando por alguma forma de publicidade, seja uma fachada nova, panfletos na rua e vizinhança, cartões de visitas, etc. Provavelmente, também, já tem ou busca uma presença online mais forte (fez site, contas nas redes sociais e assim por diante).

Mas você sabe a melhor opção? Será que você está investindo nas “armas” certas? Ou será que está desperdiçando dinheiro e perdendo alguma oportunidade? A resposta para essas questões começa pelo Plano de Marketing.

Realmente deve ser muito difícil com a correria de um estúdio de Pilates ter tempo e calma para pensar e se dedicar a esse importante assunto enquanto você tem outras milhares de responsabilidades e tarefas urgentes. Por isso, veja um plano simples e que pode lhe ajudar.

Confira as quatro etapas principais de um plano de marketing:

1. Análise do ambiente de negócios
A empresa deve estudar seu mercado de atuação e/ou similares (histórico, tamanho, potencial de demanda, etc), buscando identificar uma ‘oportunidade de marketing’ que pode ser trabalhada pelo plano.

2. Marketing estratégico
Nessa etapa, a análise detalhada dos ‘atores-chave’ que fazem parte do setor de negócios escolhido pela empresa, como consumidores, concorrentes e fornecedores, e em que a oportunidade de marketing deverá ser desenvolvida.

Ao final dessa etapa, a empresa define o modo como a quer ser percebida e lembrada pelo cliente. Esse é o ponto principal de todo o processo de planejamento de marketing, pois busca definir os diferenciais que a empresa irá trabalhar nas ações de marketing para ganhar mercado e superar seus concorrentes.

3. Marketing tático
Nesse momento são definidas as ações práticas do planejamento, a partir do posicionamento definido anteriormente. São especificadas, em detalhes, as características do serviço a ser ofertado, seu preço, a forma de comunicação e de distribuição do mesmo junto ao mercado-alvo.

4. Controle e avaliação
A quarta etapa deve tratar dos mecanismos de controle e avaliação do plano, por meio da definição de métricas e indicadores de desempenho que permitam à empresa medir o alcance dos objetivos e estratégias definidas.

A elaboração de um plano de marketing permitirá à empresa ser eficaz (ter foco e objetivos definidos) e eficiente (ter estratégias e ações práticas) no mercado escolhido para atuar. Também é a base para a construção de uma vantagem competitiva sustentável.

Com algumas informações de exame.com

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

©2023. Todos os direitos reservados.

Entre em contato conosco!