Administre seu estúdio ou academia com excelência

Administre seu estúdio ou academia com excelência

Você quer que seu negócio tenha sucesso, não é mesmo? Fazer cursos, se capacitar, aperfeiçoar técnicas, buscar ideias e dicas de empreendedores bem sucedidos são algumas sugestões bem bacanas para que você trilhe um caminho vitorioso.

Também vale observar o que dá errado em alguns negócios, para saber o que não fazer. Assim, você pode evitar alguns erros comuns e fugir das armadilhas negativas do mercado.
Pensando nisso, o Negócio Pilates foi buscar algumas dicas de Luis Amoroso, esportista de performance competitiva, nadador e referência em negócios na área de Fitness. Veja, segundo ele, quais são os erros mais comuns na administração de estúdios e academias:

Não saber vender
O mais importante no processo de vendas não é o produto, mas o comprador. A habilidade que mais se exige, em todas as etapas do processo de venda, é a de relacionar-se bem com as pessoas. Assim é fundamental, o desenvolvimento de habilidades no contato pessoal, além do domínio das técnicas para efetivação da venda, preferencialmente no ato da visita. É importante que o vendedor aprenda e desenvolva técnicas que lhe permitam captar os desejos e as necessidades dos visitantes, podendo assim conduzi-los a se interessar pelo produto ou serviço oferecido pela academia ou pelo estúdio.

Não gerar novos contatos
O sucesso nas vendas está diretamente relacionado à capacidade de gerar potenciais visitantes. Manter contato freqüente com os clientes potenciais, antes mesmo que a venda seja efetivada, é de extrema importância. Os vendedores devem ser treinados para estabelecer um contato sólido com os visitantes, não apenas para efetivar uma determinada venda em particular, mas para criar um relacionamento com todos que freqüentam a academia e conseguir uma base de indicações grande e rotativa. Este deve ser o segredo do sucesso do time de vendas: contato e relacionamento.

Não cuidar da retenção
Não basta gerar clientes. É preciso mantê-los. Se a academia falhar em relação à retenção, ela não irá prosperar como negócio. Considerando-se os custos para conquistar novos clientes, é fácil perceber o quanto é mais vantajoso dar-lhes um bom serviço após a sua inscrição. As comissões de venda, as promoções, os descontos e os prêmios são 50% superiores aos investimentos em treinamento, manutenção, programação adequada, eventos e comunicação.

Não tratar a academia ou o estúdio como negócio
A academia ou o estúdio é um sucesso simplesmente pelo fato de você dedicar ao negócio 20 horas de trabalho diário ou você possui uma formatação operacional que garanta o seu desempenho? Tenha objetivos claros, planejamento, orçamento e uma estratégia para obter o sucesso. Defina com precisão quais serão os indicadores que você irá monitorar e a forma como você irá analisá-los para avaliar o seu desempenho, estabelecendo uma rota que irá conduzi-lo para o sucesso empresarial.

Gerenciamento inadequado
Acompanhamento falho, planejamento inadequado, carência de treinamentos, ciclos abertos e falta de diversão são erros comuns no gerenciamento de uma academia ou estúdio. A falta de uma visão ampla do negócio, decisões baseadas apenas nas estratégias de outras empresas, falta de transparência nas ações, comunicação precária e apatia quanto ao sucesso são sintomas de que o gerenciamento necessita ser reavaliado.

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