O que é um plano de negócio?

O que é um plano de negócio?

Nesta segunda matéria iremos começar a ENTENDER o que é um Plano de Negócio.
Acredito que a ideia do seu empreendimento você já tem, certo? E também já sabe que você deseja agora abrir seu próprio estúdio de Pilates, não é mesmo?
Para que tudo caminhe direitinho, já sabemos que é NECESSÁRIO entender e desenhar um Plano de Negócios.

Então vamos lá…

Você deve estar aí se perguntando, para que planejar? O que é e para que serve um Plano de Negócio?
Fique atento, de nada adianta você ter uma boa ideia se ainda não sabe como colocá-la em prática. A ideia é seu ponto de partida, é de onde sairá a VISÃO da sua empresa, que precisa estar bem definida. Ainda assim, para esta ideia ser boa, você deve ter CORAGEM, ser intuitivo, criativo, ter claro seu diferencial, estar tecnicamente preparado e saber que OBJETIVO quer alcançar.

“Pode-se ter a melhor VISÃO, sem CORAGEM ela vai para a gaveta”.

Para empreender vamos pensar em 5 ETAPAS que, possivelmente, devem ser contempladas com o objetivo de alcançarmos sucesso.

  • IDEIA – Intua, crie, tenha energia, seja diferente, observe tendências, defina objetivos;
  • OPORTUNIDADE – Avalie se sua ideia tem potencial e se tem clientes para consumir o seu produto;
  • PLANO DE NEGÓCIO – Permite identificar a necessidade de recursos e a viabilidade da empresa;
  • RECURSOS – Onde e como obter (financeiro, físico…);
  • GERENCIAMENTO – Mantém a empresa VIVA e evoluindo.

Planejar a estrutura inicial da empresa desde a ideia até a gestão, oferece ao empreendedor a oportunidade de contemplar o que será a operação como um todo, só que ainda no papel, o que torna o início mas leve e seguro.

Se imaginarmos que já temos uma IDEIA e OPORTUNIDADES, partimos então para o Plano de Negócio.

Um Plano de Negócio é um DOCUMENTO de planejamento, capaz de definir e delinear a VIABILIDADE do seu negócio, podendo servir como ferramenta durante toda a vida da empresa, desde de que seja revisado periodicamente.

Devemos destacar os seguintes pontos num plano de negócios:

  1. O mercado;
  2. A Estratégia a ser seguida;
  3. A operação – como “tocar a empresa”;
  4. A gestão financeira.

O Plano de negócio apresenta o que será essa empresa e no que ela pode se tornar, ajuda a ORGANIZAR AS IDÉIAS, apóia na gestão, facilita a comunicação e a CAPTAÇÃO de recursos; Mostra que caminhos deve-se trilhar, avalia riscos e possíveis falhas. Vale destacar que riscos e falhas estão sempre presentes numa operação, mesmo que esta tenha um Plano de negócio. Portanto, esteja preparado!

O Plano de negócio abre a mente do empreendedor para enxergar melhor os números antes que decisões sejam tomadas. O faz analisar o mercado de forma mais lógica. O novo empreendedor deverá conhecer de A a Z todos os processos do seu empreendimento. Ao finalizar o Plano de negócio, este se tornará um guia para a gestão estratégica da empresa e sua atuação no futuro. Se o Plano de negócio não for viável, ele nem sai do papel.

Na próxima matéria falaremos do subitem “mercado”. Aguardo vocês na semana que vem por aqui!

Aline Mendonça
Fisioterapeuta (35432F)
Instrutora de Pilates
Diretora da Active Pilates Brasil e Clínica SemDor 

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