Assiduidade no estúdio de Pilates: 3 dicas infalíveis!

Você consegue manter assiduidade dos seus clientes no seu estúdio de Pilates?

Para iniciarmos a reflexão acerca da assiduidade dos clientes, necessitamos analisar alguns pontos específicos em nosso espaço. Primeiramente, com qual frequência os seus alunos faltam as aulas de Pilates? Eles costumam chegar atrasados nas sessões agendadas? Eles buscam repor as aulas ou preferem deixar sem fazê-las?

Se em alguma dessas indagações a sua resposta foi sim, tenho certeza que você já deve ter percebido como esse absenteísmo em seu estúdio é prejudicial para o seu negócio. Posso considerar diversos fatores para que tenhamos clientes assíduos, como: resultados no tratamento, o paciente perceber a importância do Pilates na sua vida, diversificação das aulas para que não fiquem monótonas, empatia profissional versus paciente, relacionamento com o cliente e qualidade no serviço oferecido.

Quando falamos da importância da assiduidade, refletimos da necessidade de que os pacientes não faltando as sessões, terão uma resposta clínica satisfatória, e isso refletirá de forma positiva na divulgação do seu negócio. Agendas lotadas e pacientes aguardando vagas no seu estúdio não são a garantia de alta produtividade. Vez que de nada adianta uma agenda lotada se os seus pacientes não são assíduos e não demonstram interesse no seu trabalho.

A falta de frequência acaba por comprometer o tratamento do paciente e impacta diretamente no faturamento do estúdio, pois esses horários agendados poderiam ser direcionados para o atendimento de outros clientes. Mas calma, isso pode ter uma solução bem simples! Vou compartilhar com você, profissional de Educação Física e Fisioterapia, algumas dicas que me auxiliaram a reduzir as faltas em consultas agendadas e deixaram o meu estúdio muito mais produtivo, atraindo cada vez mais pacientes.

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1.Utilize ferramentas de comunicação para confirmar a presença do seu cliente

Agendar avaliação ou sessões de Pilates para datas futuras, aliadas aos imprevistos diários, geram facilmente esquecimento e possível desistência. Por isso utilizar de ferramentas de comunicação para reduzir as faltas dos pacientes é muito importante. Além do telefone por muitos anos utilizado, temos que transformar o Whatsapp em nosso melhor amigo nessas situações, pois pesquisas indicam que o envio de mensagens no dia anterior a consulta pode reduzir até 30% da taxa de ausência. Além do baixo custo, otimiza o tempo das secretarias ou do profissional, uma vez que é possível confirmar ou aproveitar a oportunidade e desmarcar o seu atendimento, facilitando a organização da agenda para o próximo dia.

É importante aumentar os canais de comunicação do estúdio para garantir um contato mais fácil e prático com o cliente.

2. Organização da Agenda

Quanto melhor for a gestão dos agendamentos e qualidade no atendimento, menor o absenteísmo. Isso porque a organização possibilita que os problemas desencadeados pelas faltas ou atrasos sejam solucionados rapidamente. Já que, com uma agenda prévia, facilmente o profissional conseguirá ocupar aquele horário vago com outro paciente.

Ao construir uma relação de confiança e respeito com o cliente, é muito mais provável que ele comparecerá às aulas no horário certo e se preocupará em desmarcar uma consulta à qual não possa ir.

3. Seja pontual

O seu maior desejo é que seus pacientes parem de faltar ou cheguem atrasados, certo? Então, o exemplo deve começar por você. Para isso, comece estabelecendo um tempo médio para as suas consultas e sessões e respeite os limites impostos. Assim, todos os pacientes terão agendamentos conforme o seu ritmo diário, o que garante uma rotina dinâmica e fluida, além da certeza de que eles serão atendidos no horário certo.

Evite faltar ou chegar atrasado, pois essas atitudes representam um ato de descaso e falta de comprometimento. Sentindo-se desrespeitado, o paciente se vê no direito de atrasar nas próximas sessões ou faltar sem nenhuma explicação. Ou, pior, ele pode deixar de considerar o seu estúdio como a primeira opção, ao buscar atendimentos ou realizar indicações a conhecidos.

Portanto, não permita que as suas atitudes acabem refletindo em problemas para a sua empresa. Lembre-se sempre que os liderados são o exemplo do líder, se você chegar atrasado não terá como cobrar pontualidade dos seus clientes e colaboradores. Você é um exemplo a ser seguido e deve agir conforme a missão e valores do seu estúdio.

Um paciente comprometido e assíduo alcançará bons resultados no tratamento, os quais servirão de base para realizar indicações, deixando perceptível a ótima qualidade do atendimento recebido.

Você, enquanto profissional, deverá se preocupar em desenvolver aulas dinâmicas, ter um espaço agradável, reconhecer a importância dos seus pacientes e, desta forma, estreitar os vínculos, criando laços de amizade e confiança com eles. Comece a aplicar essas estratégias agora mesmo para ver a queda nas faltas e atrasos dos seus pacientes e desfrute dos resultados positivos para o seu negócio

Leia também: Qual a imagem pessoal que você transmite ao seu cliente?

Carla Scalsavara
Fisioterapeuta
Bem-Estar Studio
@bemestarstudiocn

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