Importância da Avaliação Física no Pilates e no seu negócio

Importância da Avaliação Física no Pilates e no seu negócio

A avaliação física é uma velha conhecida de todos que já fizeram exercícios físicos algum dia, não é mesmo? O procedimento, que muitas vezes é visto como trivial, pode fazer uma diferença gigantesca na dinâmica das suas aulas e, principalmente, na retenção dos seus alunos!

O primeiro contato tem o intuito de deixar o instrutor à parte da situação do aluno, quais são os objetivos que ele pretende alcançar com o Pilates e assim ser feita a classificação do nível em que o aluno se encontra. Algumas ferramentas são gerais na avaliação física, como:

– Anamnese: perguntas sobre saúde e hábitos da pessoa avaliada;
– Medições: o que realmente importa para o Pilates na hora de tirar as medidas do aluno são as circunferências. No futuro, é através destes números que se analisa se o resultado está simétrico e se há ganho de massa muscular magra. Outras medidas que são tiradas: peso, altura, IMC, composição corporal;
– Também é feita a avaliação das capacidades físicas e motoras, como de flexibilidade e equilíbrio, informações essenciais no Pilates;
– Lembre-se de levantar questões sobre lesões e históricos de dores ou problemas na coluna;
– Tirar fotos de postura e flexibilidade também é uma ótima ferramenta para comparação posteriormente.

A AVALIAÇÃO FÍSICA NA RETENÇÃO DE CLIENTES

Mas como utilizar as informações de uma avaliação física como um instrumento de marketing? É simples! Através desses dados, você terá resultados para comparação e poderá mostrar aos seus alunos o quanto eles estão evoluindo ao seu lado!

PUBLICIDADE

O instrutor de Pilates deve ter em mente que uma avaliação minuciosa é uma ferramenta gigantesca para que no futuro o aluno veja o quanto está progredindo, além de quais metas estão sendo alcançadas e os pontos em que a estratégia atual pode ser alterada. Quando o cliente mensura resultados e vê retorno em seu investimento, ele é fidelizado e com certeza ficará ao seu lado por um bom tempo.

A avaliação física e a constante atualização da mesma é um meio que também pode ser utilizado para tornar a aula mais dinâmica e os exercícios mais eficientes. A partir do momento em que o aluno está em constante evolução, os treinos devem se adaptar às mudanças, onde o instrutor vai estar sempre trazendo atividades novas e inovadoras.

Conte para a gente nos comentários quais táticas você utiliza para evidenciar a evolução dos seus alunos!

PUBLICIDADE