Carnaval: devo repor as horas do feriadão?

carnaval

Feriado de carnaval é sempre uma delícia, não é mesmo? Principalmente, pelo fato de ser prolongado, além de muito animado, é claro. Mal começa o ano e muita gente já fica contando os dias para chegar a hora da folia, seja para usar uma fantasia, atravessar a avenida, ir aos bailes, viajar com a família, ou simplesmente descansar.  Mas para o empreendedor, feriado é sempre um dilema. Ainda mais quando junta vários dias. Muitos se perguntam: “Devo ou não repor as aulas que deveriam acontecer na “emenda” do feriado de carnaval? Ou em qualquer outro feriado?” Acompanhe nossas dicas.

Devo repor as horas do feriado de carnaval?

Se você não tem uma regra muito clara sobre isso e optou por deixar o estúdio fechado durante o período do feriado de carnaval – de sábado a terça, ou de sábado a quarta -(afinal, a maioria dos alunos se ausenta e acaba não frequentando), entendemos que você precisa, sim, repor essas aulas. A menos que tenha feito um acordo diferente em contrato, por exemplo.

Normalmente, o aluno de Pilates contrata um pacote de uma, duas ou três aulas por semana. Então é justo que ele tenha todas elas. A dica do Negócio é super simples: converse com seus alunos, combine caso a caso. Veja como fica melhor, se ele quer repor. Caso ele queria repor, você vai trabalhar um pouquinho mais, talvez tenha que fazer hora extra para compensar os horários de todos, mas pelo menos vai cumprir o compromisso, mostrar o quanto respeita seus alunos, os acordos firmados. Eles costumam valorizar esse tipo de atitude, e também esse ‘jogo de cintura’, essa abertura do estúdio.

Dica:

Muitos estúdios controlam a quantidade de aulas contratada em um pacote, e não o número de aulas semanais. Exemplo: um aluno contratou um pacote de 8 aulas. Em um mês de 4 semanas, ele tem direito a 8 aulas, duas por semana. Mas ele teve compromissos, ou foi viajar no feriado de carnaval, então essas aulas vão sendo realizadas no decorrer das próximas semanas, independente se ainda estão dentro do mês, ou se já entraram no mês seguinte. Essa é uma forma de não sobrecarregar os profissionais do estúdio. Nesse caso, para não perder o controle, o ideal é contar com um aplicativo, uma planilha online, ou mesmo impressa ,para fazer o acompanhamento.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

O feriado de carnaval

Antes de continuar, é importante saber que o Carnaval não é considerado feriado nacional. E só vai ser considerado feriado de verdade nos municípios que criarem uma lei municipal nesse sentido, como é o caso do Rio de Janeiro. Então, assim como a maioria das empresas particulares, você pode criar suas próprias regras em relação a isso no seu estúdio. Mas é importante ter tudo muito claro para o aluno desde o começo.

Criando as regras do estúdio

Para não ter problemas, recomendamos ter tudo já muito bem estipulado em contrato, que deve ser assinado no momento da contratação do plano. Você pode criar suas próprias regras, ou trabalhar da seguinte forma:

1 – Os feriados considerados nacionais (Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, etc) não terão reposição de aulas. Já as ‘emendas’ precisam ser repostas;

2 – Os feriados que são facultativos (como o carnaval) terão as aulas repostas. Isso se você optar por deixar o estúdio fechado, é claro! Se o estúdio ficou aberto e o cliente não apareceu, aí ele simplesmente perdeu a aula.

Por mais que você tenha tudo em contrato, o legal é conhecer bem seus clientes, conversar com eles sempre antes de um feriado, para entender se a maioria vai participar das aulas, ou não, e aí chegar a uma definição em conjunto. Ser maleável e compreensivo com seus alunos é sempre a melhor opção. Afinal, todo mundo quer frequentar um lugar agradável, em que pode contar sempre que precisar. Conte pra gente nos comentários como funciona no seu estúdio.