Case Pilates – Victor Valente

Case Pilates - Victor Valente

Quem conta um pouco da trajetória com o Pilates hoje é Victor Valente, Educador Físico e dono do True Studio Pilates e treinamento funcional, que fica em São Paulo. Victor trabalha com os equipamentos da Metalife e é um super apaixonado pela profissão. Conheça um pouco sobre essa história de sucesso conferindo a entrevista realizada com ele a seguir:

O que o Pilates significa pra você?

O Pilates é a minha vida! Ele definiu o rumo da minha carreira e me abriu um olhar mágico para o movimento humano e para as infinitas possibilidades de intervenção que o método é capaz de fazer. Costumo dizer que respiro Pilates, pois inicio minha rotina as sete horas da manhã e finalizo as vinte e duas horas, cansado mas satisfeito e feliz pelo trabalho realizado com meus alunos. O Pilates redefiniu minha compreensão sobre o movimento e sua influência na vida de cada pessoa. Possibilitou conquistas não só profissionais como pessoais também!

Como começou a trabalhar com o método?

Fui convidado a conhecer o método Pilates um pouco depois que iniciei minha atuação na sala de musculação numa academia de São Paulo em 2009. O meu coordenador na época dava aulas de Pilates, me deu a primeira aula de estúdio e o amor pela metodologia começou ali. Logo em seguida ele percebeu em mim um potencial para ser um bom professor de Pilates e sugeriu que eu fizesse o curso junto a escola que ele havia feito. A academia pagou parte do curso e meus pais ajudaram com a outra parte. Cerca de um mês depois comecei a ministrar aulas no estúdio da academia. No início foi desafiador ministrar aulas sem nenhuma experiência, mas logo fui conquistando meus alunos, até que assumi todas as aulas do estúdio, deixando meu trabalho na musculação para trás.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Quais fatores foram importantes na hora da escolha dos equipamentos?

Quando fiz a pesquisa analisei a relação custo-benefício, qualidade, praticidade e durabilidade. Já conhecia quase todas as marcas do mercado e o que me fez decidir foi, além da qualidade e durabilidade do equipamento, o atendimento que recebi na compra e até hoje no pós-venda.  Isso para mim é muito importante para comprar qualquer coisa!

O que destaca seu estúdio da concorrência e há quanto tempo ele está no mercado?

Costumo dizer que somos uma academia para quem não gosta de academia. Nosso espaço é todo pensado para tornar a experiência do cliente única e prazerosa, mostrando a ele sua importância para nós e despertando seu interesse em retornar todas as aulas com entusiasmo e felicidade. Nosso diferencial está no atendimento e na entrega de valor, ou seja, buscamos, incansavelmente, atender nossos clientes desde o momento da venda até durante sua vinda no dia a dia com excelência, além de entregar produtos que ele não encontra em nenhum estúdio, como programas de exercícios específicos para sua necessidade, flexibilidade de horário, avaliação e entrega de resultado mês a mês, acompanhamento nutricional e serviço de massagem e acupuntura. Nosso estúdio completou um ano de funcionamento em Janeiro e já atingimos o ponto de equilíbrio do negócio!

Esse é o seu primeiro estúdio ou você já abriu outras unidades?

Como proprietário é meu primeiro estúdio, sim. Fui supervisor de dois estúdios que ficam dentro de duas unidades da academia Runner. Quando montei a minha marca e nosso estúdio de rua, não quis abandonar meu clientes nesses estúdios. Por isso compramos eles do proprietário da academia e, assim, inauguramos o True Studio Pilates com três unidades. No final do ano passado decidimos mudar o posicionamento da marca no mercado e os estúdios nas academias passaram a não corresponder com o modelo que buscamos para atender nossos clientes. Então, agora em Janeiro vendemos as duas unidades para um outro gestor e vamos otimizar nosso atendimento em uma única unidade, essa de rua que fica na Mooca,  para em 2017 expandir a marca.

Quantos profissionais trabalham com você? Qual a formação e função dessas pessoas?

Somando as três unidades, possuímos hoje 14 professores, duas recepcionistas e um auxiliar de limpeza. Os professores tem formação em Fisioterapia e Educação Física e especialização em Pilates, além de serem treinados por mim para atuarem de forma padronizada e utilizando de nossa própria metodologia.

Se você pudesse aconselhar um empreendedor iniciante, você indicaria o Pilates como um ramo interessante para investir? Por quê?

Com certeza! Além de ser um investimento baixo, a rentabilidade e lucratividade é grande. Se você souber se diferenciar do mercado e atingir seu público-alvo com eficiência, é sucesso total. O Pilates deixou de ser moda e passou a ser tendência há muito tempo, e diante de uma sociedade sedentária e com a expectativa de vida cada vez maior, o cuidado com saúde se tornou fundamental para longevidade e crescimento do País, e uma metodologia onde os exercícios fornecem além de ganhos físicos, consciência e hábitos saudáveis, só tende a crescer. O Pilates, dentre as diversas atividades físicas que existem, é a mais segura, eficiente e que melhora padrões de movimento e postura importantes para o dia a dia de uma pessoa ou até para o esporte que ela pratica ou pretende praticar. Por fim, investir no Pilates trará para o empreendedor um retorno de curto a médio prazo e, caso seja entregue uma proposta de valor atrativa e inovadora para o cliente, o mesmo permanece em seu negócio por longos anos e a empresa poderá até expandir, caso sua capacidade seja reduzida.

Conte mais detalhes sobre sua jornada no Pilates.

Iniciei minha atuação em 2009, praticamente um ano após minha formação na faculdade de Educação Física. Desde então tenho me aprofundado na metodologia fazendo formações, cursos, workshops, etc. Minha primeira formação foi em 2009 na Associação Brasileira de Pilates, onde também atuei como monitor de cursos. Em 2010 fiz uma especialização em treinamento desportivo e até 2011 atuava como professor de dois estúdios de Pilates que ficavam dentro de duas academias. Em meados de 2011 assumi a supervisão técnica desses estúdios, iniciando minha jornada como gestor. No ano de 2012 iniciei minha segunda especialização, dessa vez em Pilates, onde conheci a proprietária da escola de formação Liberty Pilates Training, que me convidou para fazer a formação e me tornar treinador. No mesmo ano fui para Los Angeles e participei de diversos workshops de Pilates pela Stott Pilates num evento chamado World Idea, principal congresso fitness do mundo.

Do ano de 2013 até hoje atuo na Liberty Pilates Training como treinador e continuei atuando nos dois estúdios das academias como professor e supervisor. Eis que em 2014 surgiu a oportunidade de montar meu próprio negócio por intermédio de um aluno que me ajudou e ajuda muito como investidor, amigo e sócio, depositando em mim toda confiança e credibilidade necessária para transformar um sonho em realidade. Ano passado, em 2015, fiz a prova da PMA (Pilates Method Aliance), fui aprovado, me tornei PMA ® Certified Pilates Teacher e passei a colocar em prática meu sonho, trabalhando arduamente cada dia e hora para que a True Studio Pilates e treinamento funcional seja referência em atendimento, inovação e atuação no mercado de Pilates e treinamento funcional, fazendo o bem e sendo importante na vida das pessoas que acreditam em nós e nos colocam a responsabilidade de cuidar de sua saúde.