Chegou a hora de expandir o meu estúdio, e agora?

 Por: Thales Ferraz

Como Expandir

Você abriu seu estúdio de pilates, se dedicou profundamente ao seu negócio e ele se tornou um sucesso! Então você decide que chegou a hora de expandir a sua marca. Este é um momento de muita reflexão. Algumas questões chegam à sua cabeça:

Monto outra unidade própria? Será que posso franquear o meu estúdio? É muito complicado?

Normalmente, quando pensamos em expansão, a primeira coisa que vem à mente é abrir mais uma unidade própria, mas por diversos fatores a expansão através de franquias se mostra uma opção mais segura e assertiva para esse processo.

Vamos aqui te mostrar em 4 passos como franquear o seu estúdio com as vantagens e os desafios desse processo.

1º Passo. Estúdio de sucesso.

Para começar um projeto de expansão é essencial ter um negócio lucrativo e já com boa saúde financeira documentada e comprovada. Importante dar entrada no registro de sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Só assim você terá a segurança para trabalhar a sua identidade, colocando a cultura da sua marca nos serviços oferecidos e processos realizados.

2º Passo. Fazer um plano de negócio.

Onde começará de fato a formatação da sua franquia. Nesta etapa deverá ser feito um estudo preciso do mercado e da concorrência para um melhor posicionamento estratégico e definição do seu modelo de franquia e plano de expansão.

Além disso, uma análise financeira com projeções de diferentes cenários deverá ser realizada para definir se a sua franquia será lucrativa tanto para o franqueado quanto para o franqueador. Só assim poderá ser definido valores como taxa de franquia, royalties, formas de suporte e apoio aos franqueados.

3º Passo. Manuais e instrumentos jurídicos.

Nesta fase você deverá realizar uma imersão nas rotinas de operação e gestão do seu estúdio. É preciso mapear os processos atuais, identificar oportunidades de melhorias ou mesmo criar novos processos para padronização. Desta forma a transferência de know-how poderá ser replicada com excelência pelos franqueados, gestores e colaboradores.

Através do auxílio de um escritório de advocacia ou até mesmo de um advogado especializado, serão criados os contratos de franquias, a circular de oferta de franquias (COF) e todos os requisitos legais para a transferência de know-how respeitando todas as leis e normas que regulamentam as franquias no Brasil.

4º Passo. Comercialização de unidades franquiadas.

Parabéns! Você concluiu com sucesso os três primeiros passos e acabou de formatar a franquia de seu estúdio. E, agora? É só vender?

Não, muito pelo contrário. Essa talvez seja a etapa mais importante que é definir o perfil do seu franqueado.

Não basta apenas ter o capital para o investimento, deve-se realizar um rigoroso processo de seleção de franqueados. Afinal essa pessoa estará usando a sua marca e realizando serviços no seu nome.

O perfil ideal do franqueado é aquele que estará totalmente alinhado com o conceito e a cultura da sua marca. É fundamental ter postura e capacidade empreendedora, além de conhecimento na área de atuação.

Redes que não fazem esse processo tendem a perder qualidade no atendimento e, consequentemente, menor valor de mercado.

Seguindo esses passos com empenho e dedicação, o potencial de sucesso da franquia de sua marca se amplia de forma considerável. O franqueador recebe diversos benefícios, como a maior capilaridade de atendimento e o acesso a outras regiões não exploradas, sem a necessidade de investimento de capital próprio e, sem precisar dirigir o negócio. O franqueado, por sua vez, recebe os benefícios de acesso a processos e fórmulas operacionais já testadas e validadas, além de contar com o tão importante suporte de uma marca consolidada.

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

Entre em contato conosco!