Clientes: a importância de encantá-los!

Mesmo num estúdio de Pilates, você precisar descobrir como encantar seus clientes, seja para fidelizar os existentes, fazendo-os cada vez mais fiéis, ou para conquistar novos alunos e crescer cada vez mais. Fomos buscar algumas dicas de especialistas do blog agendor para ajudar você nessa tarefa. Você vai ver que muitas dicas são coisas simples, mas que precisam ser feitas com muito carinho a atenção – e com constância!

A primeira coisa é desenvolver em você, e em toda a sua equipe, uma cultura de atendimento ao cliente com excelência. Porque encantar o cliente está baseado em três grandes itens: pessoas, interação com os clientes e infraestrutura. A junção de tudo isso é que leva ao encantamento do cliente.

Conheça seus clientes – o que eles realmente desejam?

Muitas pessoas acreditam que encantar clientes é ser gentil, amável, sorrir o tempo todo e dar brindes. Isso ajuda? Ajuda. Faz parte da fórmula do encantamento de clientes? Faz.

Mas não é suficiente. E mais: se for feito sem sinceridade, pode até desagradar.

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O primeiro passo para quem quer saber como encantar o cliente é descobrir o que ele realmente deseja.

Na Disney, por exemplo, os funcionários (ou elenco, como eles dizem!) são treinados para “espionar” os comentários dos clientes para saber do que estão gostando e o que não os está encantando. Assim, podem sempre aprimorar sua experiência e ajustar os processos.

No seu caso, saiba observar seu cliente, leia sua linguagem corporal para saber o que ele está achando de seu contato com ele. Outra dica é fazer pesquisas de satisfação do atendimento ao cliente.

Mostre que você fez o dever de casa

Aproxime-se de seus clientes durante as aulas, conheça-os o mais profundamente possível. Ouça suas dores, suas lamentações e descubra seus desejos em relação a saúde, estética…mostre que se importa com eles e quer ajudá-los a conseguirem tudo o que precisam. E deixe isso claro para eles:

  • Lembra que a Senhora disse que queria amarrar os sapatos sozinha até o seu aniversário? Com esses exercícios estamos trabalhando para isso. E vamos chegar lá!
  • Você disse que achava que seu braço estava fraco? Vamos fazer exercícios de fortalecimento em todas as aulas à partir de hoje.
  • Como esses movimentos, até o final do ano você vai conseguir usar salto novamente.

Frases como essas vão demonstrar seu interesse e, certamente, serão inspiradoras!

Conecte-se com seus clientes

Mais uma vez é preciso ouví-los e buscar formas de se aproximar!

O ideal é usar esse conhecimento que você tem sobre um determinado cliente, inclusive pessoal, para entrar em algum assunto que ele gosta.

Assim, se você sabe que ele é fã de tênis, comente um jogo que você viu. Ou se ele fala muito de viagens internacionais, peça conselhos e sugestões de um lugar para visitar. As pessoas adoram ajudar as outras com coisas que acreditam ser “especialistas”!

Apenas evite a qualquer custo assuntos que possam ser polêmicos, como política e religião.

Quando o cliente entra em sintonia com você por meio de uma identificação pessoal como essas, já é meio caminho andado para encantá-lo!

Ganhe confiança!

Apenas mostrar que você o conhece e gerar uma conexão não é suficiente para encantar o cliente. Afinal, tanto você como ele estão ali para fechar negócios e mostrar resultados. Portanto, apresente dados concretos que mostram que você teve sucesso com outros clientes, cases interessantes. O ideal, também, é assim que as aulas começarem a surtir os efeitos desejados, fazer uma avaliação e mostrar tudo que ele conquistou com a sua ajuda. Convide-o para dar um depoimento, monte um vídeo e solicite sua permissão para divulgá-lo nas redes sociais.

Estenda ao máximo as boas experiências

O processo de encantamento não é tarefa fácil e costuma ser gradual. Portanto, vá com calma. Sempre que possível, surpreenda-o: supere suas expectativas. Seja com uma massagem diferente, uma final de aula com uma música relaxante ou um mimo, como uma mensagem escrita para ele levar pra casa. Dessa forma, você o pega de surpresa e cria emoções e memórias, detalhes que ele dificilmente vai esquecer.

É importante que você continue a manter um relacionamento que continuamente encante seu cliente. Para isso, é preciso inovar sempre, ser criativo. Mantenha contato e continue a mostrar que o conhece cada vez melhor e que pode não apenas satisfazer suas necessidades, mas também surpreendê-lo a qualquer momento.

É isso que ele quer. Mas, sempre que possível, entregue aquele algo a mais. É isso que vai encantar seu cliente!

Com informações de www.agendor.com.br

 

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