Como atrair e fidelizar seus alunos?

Muitas vezes os profissionais estão mais interessados em captar clientes para o estúdio, e esquecem que além de atrair, é importante fazer com que se sintam inspirados e satisfeitos com as aulas, para firmar uma fidelização.   

Os instrutores precisam entender e entregar a eles o que procuram.  Não tem receita de bolo. É preciso entregar resultados. Mas não só isso! Resultado é o primordial. Junto dele vêm alguns “bônus” que iremos te falar no decorrer da matéria!  

Depois que você atraiu e conseguiu captar o seu cliente para o estúdio, entendeu o que ele procura, agora você precisa pensar no pós venda para evitar a evasão.   

A fidelização tem algumas fases:  

  1. ENCANTAMENTO 
  1. MARKETING SENSORIAL 
  1. VOZ DO CLIENTE 
  1. RESULTADO 
  1. ENCANTAMENTO: Na verdade, o encantamento começa no primeiro contato. Lá no WhatsApp, ligação, ou na ida ao estúdio. Você precisa mostrar interesse. Tenha as palavras certas a ele. Por exemplo, quando um futuro cliente te manda uma mensagem no whatsApp, perguntando apenas o valor das aulas, quebre a objeção e pergunte o nome. As pessoas gostam de ser chamadas pelo nome. Assim, você já começa uma conversa mais amigável! Se ele for ao seu estúdio procurar saber sobre as aulas, receba-o com um sorriso! Ofereça um café, apresente o estúdio e o faça se sentir à vontade. Quando ele já se tornou seu aluno, continue recebendo-o com sorriso, tenha sempre um café na recepção. Nas datas comemorativas, dê à ele um mimo (dentro do orçamento, é claro). As pessoas gostam de se sentir importantes. Uma boa dica é dar brindes aos alunos que ficam os 12 meses com você. Tipo aquele cartão fidelização, sabe?  
  1. MARKETING SENSORIAL: essa parte é bem legal! O cliente associa o estúdio às partes sensoriais da vida dele. O PALADAR, tudo que é relacionado ao gosto. Tenha sempre uma balinha, um café, bolachinhas na recepção. Os clientes amam. No OLFATO, sabe aqueles perfumes de ambientes? Então, tenha o cheiro do seu estúdio. Toda vez que ele sentir o cheirinho em qualquer lugar, imediatamente, irá lembrar do seu espaço. Na VISÃO, tenha formada as cores do seu estúdio. Mantenha sempre a organização, pra quando ele chegar, e olhar seu espaço, ele se sinta confortável de estar ali. Na AUDIÇÃO, tenha uma playlist adequada. Evite deixar em rádios, com propagandas. Eu tenho a minha própria playlist no spotify (procure por PILATES EMPODERA) e os clientes me falam que lembram do estúdio quando escutam uma determinada música. Isso é muito bom! Faça isso! 
  1.    VOZ DO CLIENTE: saiba escutar e acolher seus alunos. As vezes o que ele procura é isso. Conversar e se sentir “abraçado” por você! As vezes pensamos tanto em entregar resultados físicos, que esquecemos que o resultado que ele procura, as vezes está no acolhimento. Tenha sensibilidade em observar. 
  1. RESULTADO: o resultado é consequência de tudo que você fizer. Uma boa aula, domínio da técnica, sensibilidade, acolhimento, entendimento do que o cliente busca. A partir do momento que você entrega tudo a ele, a indicação e a fidelização é certa. Ele irá perceber que não vive mais sem o Pilates e sem você! 

A fidelização é relacionamento! Tenha um bom relacionamento com seus clientes. Dessa maneira, você irá prosperar. 

PUBLICIDADE

 

Colaboro com o texto:

Juliana Renó 

Fisioterapeuta

PUBLICIDADE