Estúdio fechado: como continuar recebendo?

Seu estúdio ainda está fechado? Não se desespere…

Tatiana Capoani, proprietária de um estúdio de sucesso em São Paulo, o Pulsar Pilates, e de cursos voltados à gestão e ao treinamento de gestores de estúdios de Pilates, em matéria para a MetaLife, apresentou algumas dicas bem bacanas para ajudar você nesse período de isolamento social e de estúdio fechado por conta da pandemia do Coronavírus. Acompanhe:

O que fazer?
Ter criatividade – fazer diferente do que está todo mundo fazendo.

Como continuar os atendimentos com o estúdio fechado?
Você terá que entrar na casa do seu cliente pela internet. Todo mundo está na internet – esse vai ser o seu lugar de ação!

Mantenha contato e conexão com os seus clientes:
Aulas online ao vivo ou gravadas, exclusivas para seus alunos.
Olha só a importância de você ter uma boa condução da aula por voz de comando!

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Avaliação funcional
É importante porque agora a sua maneira de avaliar seu aluno será pelo movimento e pela percepção dele de dor, desconforto, prazer, cansaço… e você achava que não precisaria dessa habilidade, hein?

Planejamento de aulas no estúdio
As aulas precisarão de um bom planejamento para fazer parte de uma estratégia eficiente de verdade: agora não teremos espaço para enrolação! Sem as aulas presenciais no estúdio, você vai precisar entender muito para adaptar os movimentos para a realidade de cada um, além de saber facilitar e desafiar o aluno na medida certa.

Vendas e retenção
Se você ainda não sabe nada sobre isso, ou faz isso intuitivamente, já passou da hora de você aprender técnicas para ser mais eficaz e converter mais alunos com as suas aulas, ainda mais agora que você vai fazer isso pela internet e todos serão concorrentes!

Você precisa ter um Contrato e compor planos de aulas para vender para seus alunos.
Você precisa dedicar tempo para ter um Contrato e elaborar seus planos de aulas. Isso é muito importante!!

O seu contrato tem que ser mais do que um conjunto de regras de reposição de aulas. Ele deve prever os deveres da empresa e do cliente, as condições de cancelamento, multa, entrega do serviço, pagamento, férias, suspensão das aulas, extensão de plano…

Planos de aulas
É isso que vai garantir a previsibilidade do seu caixa! Se você tivesse planos ativos estaria dormindo bem melhor agora. Ter planos de aulas é muito vantajoso para você e para o seu aluno. Você oferece um preço interessante e pode se planejar por meses, tanto para fazer seu aluno se desenvolver como para definir as estratégias e rumos da sua empresa. Isso vai te manter vivo e apto a fazer uma reforma, investir em mais equipamentos e contratar pessoas, tirar férias, ter lucro, realizar sonhos… além disso, muitas pessoas só persistem na atividade física se elas se comprometem financeiramente (somos humanos, e todos nós fazemos isso!)

Tem gente que tem contrato mas não tem plano – não adianta muito, pois um contrato para 1 mês te protege de quase nada.

Recebimento mensal é uma porta para a inadimplência, o cliente abandona por qualquer motivo e você fica sem previsibilidade de caixa, além disso você vai gastar uma super energia para administrar tudo isso e ter que vender para o mesmo cliente todo mês. Você pode poupar a sua energia para outras atividades.

Negocie seus custos da empresa e pessoais, reduza custos ao máximo para ganhar fôlego, inclusive se você pegar empréstimo – mas cuidado, tenha um fluxo de caixa para honrar!

Fluxo de caixa
Isso é fundamental para o seu planejamento – tem que estar organizado porque se você pedir dinheiro agora sem saber como será seu fluxo pode ser perigoso e você pode sair pior dessa crise do que entrou.

Pegue seu extrato dos últimos 3 meses do seu negócio, coloca numa planilha na ponta do lápis para saber seu custo médio mensal – o Sebrae disponibilizou tudo de graça (não tem desculpas) e você também pode pedir ajuda para o seu contador. Assim você saberá do quanto precisa, se precisa e se poderá pagar.

Antecipe os recebíveis – as operadoras de cartão podem ter taxas especiais nesse momento (negocie!) para baixar as taxas e antecipe os seus recebíveis para manter seu negócio respirando.

Se você não tem um fluxo de caixa dá para começar agora!

Um grande abraço,

Tatiana Capoani
Fisioterapeuta, especialista em melhorar a capacidade física das pessoas e aperfeiçoar profissionais do movimento.

PUBLICIDADE
Máscaras personalizadas Metalife
Máscaras personalizadas Metalife
Máscaras personalizadas Metalife
Máscaras personalizadas Metalife