decoração estúdio Pilates

Quando chega a hora de dar uma cara nova ao estúdio, ou abrir um novo espaço, é comum buscar inspiração em algo que já existe ou consultar um designer de interiores. Sendo importante planejar cuidadosamente cada passo, para que não ocorra o desperdício de tempo e recursos. E para te ajudar com a decoração do seu estúdio de Pilates, a arquiteta Thais Bonazza Amorim, que trabalha com design de interiores desde a época da graduação, veio dar algumas dicas. Confira: 

Negócio Pilates: Quais são as tendências de decoração atuais? 

Thais Bonazza: Acredito que as tendências de decoração sempre derivam de tendências anteriores, passando apenas por pequenas alterações, o que nos ajuda a manter uma linearidade agradável. Já faz alguns anos que a sustentabilidade entrou em debate e até hoje está muito presente, esta tendência traz consigo o uso de materiais naturais e uma responsabilidade maior com a origem e o descarte das coisas que usamos. Ano passado o estilo Boho ficou em evidência e o mesmo se caracteriza por ser uma união de estilos que trazem cores marcantes, texturas e materiais naturais. Em 2022 ainda é possível encontrar ambientes com cores marcantes, principalmente nas paredes, trazendo a personalidade do morador à tona e fugindo daqueles famosos “ambientes de hospital”; também continuamos dando ênfase à natureza, abusando de plantas, texturas e materiais naturais. 

Negócio Pilates: Vale a pena inserir algum tipo de arte num estúdio, como pinturas ou esculturas? 

Thais Bonazza: Com certeza vale a pena inserir arte num estúdio, desde que tenha a ver com a proposta do lugar e a identidade da marca! Pinturas e esculturas são o complemento perfeito pra qualquer comércio, ajudam não só a decorar como também passar a sensação desejada do ambiente. Tudo depende do que você quer transmitir para o cliente. 

PUBLICIDADE

Negócio Pilates: A tendência mais moderna pede um design mais “limpo” e amplo ou mais “carregado” de objetos? 

Thais Bonazza: Acredito que acima da tendência atual, devemos sempre priorizar a identidade, seja da marca ou do cliente. Não adianta, por exemplo, fazer um ambiente com design limpo e amplo se a ideia é que crianças se divirtam ali. O importante sempre será entender e atender à demanda, independente de qual seja, é o que deixará o ambiente bem produzido.

Negócio Pilates: Pensando em uma visão moderna, qual a melhor opção, cores claras ou escuras e por quê?

Thais Bonazza: Depende. Todo ano a Pantone lança “a cor do ano”, em 2022 a coloração selecionada lembra o tom da lavanda, essa cor por si só já pode ser clara ou escura, dependendo do nível de pigmentação e a forma que for colocada no ambiente. Para um estúdio, com certeza, é importante dar ênfase para a identidade da marca, e pensar sempre em uma forma de deixar as cores da empresa em evidência, sejam claras ou escuras, pois existem diversas formas de trazer cor para o ambiente, como por exemplo na decoração, em uma parede de destaque ou até mesmo (com muita atenção) na própria iluminação cenográfica.

Negócio Pilates: Vale a pena alterar o estilo da decoração do estúdio regularmente ou é melhor manter o estilo por longos períodos?

Thais Bonazza: Assim como não é muito recomendável trocarmos o logo da empresa com muita frequência, não é bom alterar completamente a decoração, tudo precisa ser feito com estratégia, sem perder a essência e a identidade. Vale a pena alterar a decoração de tempos em tempos, mas não completamente, isso precisa ser feito com atenção e aos poucos.

Negócio Pilates: Existe algum estudo sobre a relação das cores com a disposição para fazer exercícios?

Thais Bonazza: Existe um estudo completo sobre a relação das cores com o organismo humano, algumas cores nos deixam relaxados, e outras podem despertar atenção e disposição, perfeito para ambientes de exercício, mas cuidado para não abusar e sobrecarregar o ambiente com essa informação. Para quem quer se aprofundar mais recomendo a leitura do livro A Psicologia das Cores de Eva Heller.

Negócio Pilates: Os uniformes da equipe precisam ter relação com a decoração do estúdio de Pilates?

Thais Bonazza: Quando vamos em algum comércio e precisamos de ajuda, nosso primeiro impulso para identificar a equipe é relacionar o uniforme com a marca. Por isso é comum clientes serem confundidos com funcionários quando estão vestidos com a mesma cor da empresa em questão. Então é super importante que os uniformes da equipe tenham relação com a decoração e com a identidade da empresa.

Negócio Pilates: Para quem deseja montar um estúdio com design moderno, mas está com o orçamento curto, é melhor inserir os itens da decoração aos poucos ou juntar o dinheiro e trocar tudo de uma só vez?

Thais Bonazza: Sempre digo aos meus clientes que não vale a pena se afobar e se endividar por conta da decoração, em uma residência ela precisa ser pensada com calma e trazer pro ambiente histórias ou o gosto do morador, e isso tudo vem com o tempo. Em um estúdio é possível pontuar a identidade da marca no próprio projeto de arquitetura, não sendo tão urgente correr com todos os itens de decoração. Sempre será mais gostoso ter histórias para contar sobre aquele objeto escolhido, então nem todos os itens precisam ser friamente calculados pelo marketing.

Gostou das dicas que a Thais Bonazza trouxe sobre decoração? Então compartilhe com alguns amigos e deixe um comentário aqui embaixo!

PUBLICIDADE