modelo negócio Pilates

Descubra dicas de como identificar seu perfil de gestor

Por: Luana Bernardo

O método Pilates, atualmente, traz inúmeros modelos de negócio e liberdade de elaboração desses. Empreendendo no Pilates há mais de 10 anos, já elaborei e avaliei muitos planos de negócios diferentes. E você deve se perguntar, como conseguirá alinhar o seu modelo de negócio? Se você sonha em ter o seu espaço exclusivo, continue sua leitura comigo.

Pilates é, sem dúvidas, o método mais procurado entre os profissionais do movimento da atualidade devido à sua credibilidade e prova real de resultados. A aplicabilidade dessa metodologia proporciona ao praticante maior longevidade e qualidade de vida. Sabemos que, a busca por esses objetivos tem aumentado consideravelmente nos centros de saúde, academias e clínicas. Sendo assim, seu reconhecimento entre os profissionais da saúde traz uma vantagem representativa quando o assunto é investimento e lucratividade.

O sonho de empreender no Pilates ganha força entre os profissionais da educação física ou fisioterapia que buscam ter seu espaço adequado para seus atendimentos personalizados diários. Segundo o Blogpilates, no Brasil, temos em torno de 35 mil estúdios de Pilates em crescimento, número esse maior que o de academias, que beira os 23 mil espaços. Porém, nossa formação acadêmica não nos traz conhecimento de gestão para adequarmos esses planos com maior precisão e projeção de crescimento. Logo, o empreendedor no Pilates sente-se, por vezes inseguro para iniciar seu projeto, afinal, como saber qual modelo de negócio atenderá suas expectativas?

PUBLICIDADE

Na minha opinião, o primeiro passo é compreender algumas definições desses modelos e partir daí iniciar a escolha de qual rumo tomar diante da sua busca. A seguir irei te explicar a diferença de modelo único e modelo de rede:

1 –  Modelo único: Este modelo de negócio de Pilates está dentro de um perfil de gestor independente, que almeja ter a sua marca. Aqui você irá definir todo o seu plano de negócio e andamento de seu projeto desde sua abertura como a definição da localização, marca, layout, aparelhos, perfil de atendimento e determinar sua gestão financeira, como as formas de vendas e linhas de crédito.

Vantagens: Liberdade de atuação e adequação do projeto.

Desvantagens: Criação do plano de negócio sem suporte burocrático ou de gestão.

Dica: Você que tem o desejo de empreender sozinho no Pilates, pode buscar auxílio com o Sebrae e com assessorias exclusivas de gestão em Pilates comigo e com outros gestores da área. Certamente este investimento será um divisor de águas nessa etapa de elaboração do projeto.

2 –  Modelo de rede: este modelo de negócio está dentro de um perfil de gestor que busca soluções e se alia a uma marca consolidada a fim de potencializar o crescimento do seu espaço com mais velocidade. Com a adesão de uma franquia você terá todo respaldo para a abertura, suporte na gestão, sistemas e vendas. Para sustentar este modelo, você terá um custo fixo mensal com royalties, que mantém a qualidade e atualização dos serviços oferecidos.

Vantagens: Plano de negócio consolidado, suporte e acompanhamento fixo.

Desvantagens: Menor flexibilidade para mudanças no modelo de negócio.

Dica: Pesquise e avalie todas as vantagens oferecidas por essas redes. Talvez algum modelo de negócio atinja suas expectativas. Vestir a camisa é necessário. Você precisa confiar e se identificar com a missão, visão e valores dessa marca.

Qual modelo escolher?

Não existe um modelo melhor ou pior. O que é importante entender aqui: Você está preparado para empreender e criar tudo sozinho ou sente-se confortável em empreender junto a uma marca consolidada?

Digo que a gestão em Pilates traz muitas reflexões, afinal você está amadurecendo um plano de negócio que precisa acompanhar o seu perfil de gestor. Então, avaliar todos os pontos positivos e negativos de um modelo de negócio se faz necessário e traz mais segurança e foco na projeção de crescimento do seu espaço.

Concluo aqui que empreender no Pilates é algo próspero e lucrativo. Defina seu perfil de gestor, avalie seu orçamento, invista com confiança e conte comigo.

E aí, gostou das dicas sobre modelo de negócio de Pilates da Luana Bernardo? Então comente e compartilhe com outras pessoas!

 

Luana Bernardo

CREF 071308 G/SP 

Gestora de estratégia e performance das franquias VOLL Studios

Proprietária dos Studios Ativae Pilates São José dos Campos e Ribeirão Preto/SP

Instrutora de Pilates e Treinadora Voll.

PUBLICIDADE