Como fazer uma promoção no seu estúdio

Aproveitar datas no calendário que naturalmente estimulem o consumo é sempre uma grande oportunidade para divulgar o seu trabalho ou até mesmo para aumentar a base de clientes além de fortalecer a sua marca e aumentar o faturamento. Atualmente vivemos um calendário repleto oportunidades comerciais como natal, dia das mães, carnaval e até a black Friday que importamos dos Estados Unidos para impulsionar também as nossas vendas do comercio.

A promoção foi criada justamente com o propósito de aumentar vendas numa época de grande crise econômica americana que aconteceu em 1929.

Com a economia em recessão, as lojas não vendiam nada. Diante dessa estagnação, os comerciantes passaram a oferecer seus produtos encalhados em estoques com diversas vantagens como descontos, brindes e até vendas casadas. Foi assim que surgia a promoção de vendas tão amada por todos.

Mas não é tão simples como parece. Deve-se sempre ter muito cuidado para não reduzir demais o seu ticket médio e atrapalhar o seu fluxo de caixa, trabalhando com um público que só está interessado e irá vincular o seu trabalho a “preço baixo”. Cuidado! O tiro pode sair pela culatra!

Por isso elaborei alguns passos para você definir com maior precisão se vale a pena ou não e, como fazer a promoção no seu estúdio de pilates.

Passo 1: Determine o seu público alvo.

O seu estúdio trabalha com diferentes perfis de clientes. É fundamental que antes de começar uma ação promocional você deve analisar os seus potenciais clientes, em sua região por idade, sexo, interesses e faixa de consumo. A partir daí estabeleça a forma mais adequada de atraí-los.

Por exemplo, se na sua região há uma grande concentração de aposentados, seria interessante criar uma promoção para atrair esse público para o período da tarde. Isto porque nesse período o estúdio fica mais ocioso, já que os horários da manhã e da noite são mais procurados.

 

Passo 2: Estratégia de vendas.

Para definir qual é a melhor forma de promover e aumentar as vendas, é preciso analisar seu público alvo e seus interesses. Se a ideia for promover e divulgar um novo serviço dentro do seu estúdio, você pode disponibilizar um período de cortesia, especialmente para aqueles clientes mais antigos.

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Passo 3: Defina regras e prazos.

É importante que a ação promocional tenha regras simples, como por exemplo, prazo de duração bem definidos e qual público estará apto a participar. Mas lembre-se que o pilates é um serviço de relacionamento a longo prazo, então prefira trabalhar de forma promocional em planos curtos para atrair novos clientes e não criar ruídos na relação com clientes antigos pagando mais caro do que os novos.

 

Passo 4: Divulgue a sua promoção.

Para ter sucesso e atingir os objetivos de sua promoção, é muito importante a comunicação e divulgação da sua estratégia, tanto na mídia impressa como nas redes sociais. Sempre vale a pena decorar o estúdio com o tema e os objetivos de sua promoção. Os resultados positivos aparecem rapidamente.

 

Passo 5: Análise dos objetivos e resultados.

Você fez o planejamento certo, divulgou e executou todas as ações promocionais. O passo seguinte será colher os frutos e os resultados.

Seu público alvo foi atingido? Aumentou o faturamento e a margem de lucro? Espero que com estas dicas você consiga se preparar e obtenha resultados excelentes na próxima promoção. Boa sorte!

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