Como fidelizar seus alunos e parar de perder clientes

Por: Renatha Cruz

Tão importante, ou até mais, do que a captação de novos clientes, é a fidelização dos alunos do estúdio de Pilates. Isso é fundamental para a estabilidade financeira do estúdio de Pilates. Por isso, hoje veremos como fidelizar seus alunos e parar de perder clientes.

Uma vantagem do método Pilates, é que geralmente os clientes que o procuram já possuem a intenção de manter uma relação longa. E, realizando um trabalho excelente, além de manter este aluno com você por bastante tempo, ele também fará uma propaganda real, espontânea e gratuita do seu negócio (falando de você para parentes, colegas de trabalho, vizinhos, etc.). Além disso, mantendo esses clientes com você por mais tempo, eles terão feedbacks mais honestos em relação ao seu trabalho. O que te permite melhorar ainda mais seus serviços.

Outra vantagem é que a receita do seu estúdio de Pilates fica mais previsível, já que você poderá contar com a mensalidade daqueles alunos. Isso te dará uma certa estabilidade também.

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Confira algumas dicas para manter seus alunos fiéis a você e ao seu trabalho:

  1. Mantenha uma boa relação profissional x cliente

Uma boa relação com seu cliente o fará querer ficar perto de você. Despertará um sentimento de acolhimento, confiança e ele perceberá que ali é realmente ouvido.

2. Mantenha um relacionamento com seus alunos, até mesmo, com aqueles que não estão presentes 

Esteja presente na vida de seus alunos, especialmente, daqueles que possuem alguma limitação que demande cuidados. Mostre que você está ali para cuidar deles. Pergunte se está tudo bem, o motivo da falta ou da ausência temporária. Se, possível, ofereça alguma ajuda.

3. Não se esqueça dos seus ex-alunos, e principalmente, não deixe que eles esqueçam de você

Pergunte esporadicamente como eles estão. Mantenha contato em suas redes sociais (curta, comente… Interaja com eles). Cuidado para não ser inconveniente ou chato demais. Não fique chamando o tempo todo para voltar, mas mostre que você está ali e que ainda faz parte da vida daquele aluno de alguma forma.

4. Traga sempre novidades e se especialize o máximo possível

Ofereça serviços especializados e de qualidade, assim você amplia seu público-alvo e abraça aquele público que precisa de um Pilates mais direcionado, mas talvez não o encontre. Contrate profissionais especializados em diferentes áreas. E, se você trabalha sozinho, esteja em constante atualização através de cursos e formações.

Para isso, antes, tenha seu público-alvo bem definido (o que nos leva ao 5 item).

5. Trace um perfil do seu público 

Conheça seus clientes, saiba qual é o perfil deles. Principais patologias, idade, condições… Por exemplo, se você possui mais pacientes com determinada patologia, ou idosos, ou atletas, ou gestantes… 

Tenha esse perfil atualizado para desenvolver atividades extras voltadas para a maioria. E também para que você se especialize no público que tem em maior número no seu estúdio de Pilates. Por exemplo, não faz sentido se especializar em um público que não frequenta seu estúdio de Pilates, a não ser, claro, que o objetivo seja começar a alcançar esse público. Aí sim, será extremamente interessante uma atualização nesta área. Em todos os casos, conhecer o perfil do seu público te direciona para quais passos tomar em diversos aspectos.

6. Invista em equipamentos e acessórios diferenciados e de qualidade 

Um estúdio de Pilates com diferentes aparelhos e acessórios possibilita a criação de uma infinidade de movimentos e exercícios novos, evitando que as aulas de Pilates caiam na monotonia. Isso também motiva os profissionais que trabalham com você e deixa os seus alunos mais empolgados para as novidades da aula. Sem contar a segurança que você possui ao contar com equipamentos de qualidade, afinal, ninguém quer colocar vidas em risco, não é?!

7. Atente-se para a organização, limpeza e decoração do seu espaço

Sim! Tudo isso conta muito, afinal, ninguém quer ficar em um lugar bagunçado, sujo ou chato! Um ambiente climatizado, com música boa, bem decorado e aconchegante, nos convida a ficar mais tempo.

8. Comemore com seus alunos 

Datas comemorativas são excelentes meios para brindar com seus alunos. Seja em uma decoração de dia das mães ou um café da manhã especial em um dia comum, por exemplo. A forma de comemorar não importa, o importante é fazer seus alunos se sentirem queridos. Mas mantenha constância, não adianta comemorar o dia das mães e se esquecer do dia dos pais, ou dos avós. Se planeje para que todas as datas sejam comemoradas de alguma forma.

Concluindo, uma boa aula de Pilates, com domínio de técnica, bom relacionamento e acolhimento ao aluno, ambiente agradável e aconchegante, com profissional especializado, espaço com os melhores equipamentos do mercado sem sombra de dúvidas vai fazer seu cliente querer ficar com você. Atente-se a cada item e cada detalhe do que foi dito aqui, depois nos conte sobre os resultados!

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