Gestão

Lucro ou Prejuízo: Como identificar o que está acontecendo com o seu estúdio

Por: Bruna Zibordi

Seu estúdio está tendo lucro ou prejuízo?

A instrutora Bruna Zibordi, especialista em Gestão administrativa na área do Pilates, referência reconhecida pela Agência Nacional de Cultura e Empreendedorismo do Brasil, explicará como identificar o que está acontecendo, financeiramente, com o seu estúdio.

Mas primeiro, vamos esclarecer o que é lucro e o que é prejuízo:

Lucro é o que resta depois que todo o custo e as despesas (incluindo impostos) foram deduzidos da receita total, em um determinado período. Se o saldo for negativo, chamamos de prejuízo.

PUBLICIDADE

Agora que já entendemos a diferença, veja exemplos de tabelas que podem ser feitas, mensalmente, pelo gestor do estúdio de Pilates.

  1. Faça uma tabela de custos fixos:

Que são aluguel, energia, água, telefone, faxineira, secretária, parcelas de equipamentos que você adquiriu, etc…

Exemplo de Tabela de Custos Fixos

2. Faça outra tabela, para os custos variáveis:

Que são produtos de limpeza, copos descartáveis, material de escritório, etc…

Exemplo de Tabela de Custos Variáveis
  1. Some seus custos fixos e variáveis:

Com essa soma, você vai descobrir o quanto sua empresa custa para funcionar todos os meses.

  1. Some todas as entradas de dinheiro que você teve no mês, chegando no seu faturamento mensal, e analise se seu faturamento foi menor ou maior que seus custos:

Então, para identificar o que está acontecendo com seu estúdio, analise cuidadosamente todos os seus custos, veja se são maiores que seu faturamento. Se forem, isso significa que você ainda não conseguiu chegar no ponto de equilíbrio.

Então, faça questão de ter tudo muito bem anotado e registrado, para ter o controle financeiro total do seu estúdio, se planejar financeiramente, ficar atento ao aumento do preço de produtos que você usa diariamente e identificar quaisquer imprevistos a tempo de solucioná-los.

Visite as outras matérias aqui na Negócio Pilates para encontrar mais dicas de gestão e administração do seu negócio de Pilates.

PUBLICIDADE