deficientes

Como preparar seu estúdio para atender deficientes

De acordo com o Censo do IBGE, estima-se que existam cerca de 46 milhões de brasileiros deficientes – físicos ou mentais – ou seja, aproximadamente 24% de toda a população do País. E para atender uma população especial num estúdio de Pilates, são necessários muitos cuidados e especializações adequadas para fazer um trabalho completo e seguro.

Você atua ou quer atuar com este público? Veja algumas dicas que trouxemos hoje:

Primeiramente, como pessoas deficientes tem necessidades especiais, as aulas devem ser ministradas em horários exclusivos para elas. E antes de iniciar o atendimento, é necessário que seja feito um reconhecimento do espaço e dos aparelhos para que os alunos sintam-se seguros dentro da sala, principalmente os que tem deficiência visual.

Para os que tem deficiência auditiva, é importante que os seus comandos sejam por tato e demonstração do exercício. Direcione e oriente o aluno pelo toque e utilize bastante os recursos visuais.

O consultor Cleiton Londero, da Metalife Pilates, dá dicas de equipamentos para esse público, veja:

Reformer pé alto (reabilitação): Por ter o pé mais alto do que o tradicional, possibilita um melhor acesso do paciente ao equipamento, principalmente os com encurtamento ou dificuldade motora.

Utilização da plataforma de extensão no Ladder barrel: Conta como apoio na subida do cliente ao Ladder Barrel e fornece mais segurança, pois a estrutura fica encaixada.

Utilização do conversor mat no Reformer: Serve como ‘’colchonete’’ para execução de exercícios de solo.

Core stix: Um ótimo equipamento para exercícios com cadeirantes para fortalecimento de membros superiores.

O exercício físico contribui muito para o desenvolvimento do corpo e da mente, além de influenciar diretamente na vida social das pessoas. E o Pilates tem sido indicado com frequência por médicos como um ótima opção para o tratamento emocional e físico de deficientes.

Essas dicas foram mais gerais, mas poderão ajudar você a oferecer um atendimento mais personalizado e agradável para seus clientes! Tem uma experiência com alunos com deficiência? Compartilhe conosco.

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

©2023. Todos os direitos reservados.

Entre em contato conosco!