Como preparar seu estúdio para atender grávidas

Como preparar seu estúdio para atender grávidas

A gravidez é um momento bastante significativo na vida das mulheres. O corpo passa por transformações ao longo dos nove meses e todas essas mudanças são muito importantes para a mulher. E muitas futuras mamães procuram fazer Pilates nesse período, afinal a prática auxilia e muito durante a gestação!

E como você, instrutor de Pilates, pode preparar o seu estúdio para esse grupo tão especial?

Primeiramente, o professor deve conhecer bem a aluna, afinal, cada corpo é diferente e cada gestação é única. Porém, em um plano mais amplo, são recomendados exercícios que trabalham os músculos abdominais, mas que não flexionem a coluna durante a execução e alongamentos axiais. Atividades de impacto, com mudanças bruscas de movimento, posições invertidas e respiração com alta frequência devem ser evitadas.

Uma adaptação importante é a utilização da cunha – um acessório que mantém o corpo da gestante inclinado em pelo menos 45º e, segundo a Fisioterapeuta Ana Nogueira, faz com que não haja pressão do útero na veia cava inferior, que é a responsável por levar o sangue da pelve e membros inferiores de volta para o coração. Junto com os equipamentos clássicos, como Cadillac, Barrel e Chair, é interessante pensar em acessórios para complementar as aulas de Pilates. Movimentos com a bola estão entre os preferidos das gestantes!

Também é necessário pensar no conforto e bem-estar das grávidas. Apoios de cabeça, caixas para cadillac/reformer e conversores mat facilitam a execução de alguns exercícios, principalmente no final do período gestacional.

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

Entre em contato conosco!