Como reajustar o plano dos seus alunos de Pilates

Com o passar dos anos seus gastos fixos serão maiores, portanto, é necessário fazer ajustes para não sofrer um decréscimo na receita no estúdio

Colaborou: Bruna Zibordi

Fazer um reajuste de valores, anualmente, é necessário e está previsto no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Esse reajuste serve para evitar prejuízos ao seu estúdio e te ajudar a continuar tendo lucro. A média de valor do reajuste é de 10% e deve ser planejado com antecedência e comunicado aos seus alunos. Então confira como reajustar o plano dos seus alunos de Pilates.

Com o passar dos anos, os valores de produtos e serviços cresce e, naturalmente, o preço do seu trabalho deve estar compatível com o mercado. Na sua tabela de gastos fixos, devem estar especificados todos os gastos mensais do seu espaço, ou seja, desde os gastos com salários de funcionários até as parcelas de algum financiamento que você pode ter feito para o estúdio. Além dessa tabela, existe a tabela de custos variáveis, que compreende tudo que precisa ser comprado, mas que não necessariamente terá um valor fixo, como é o caso dos produtos de limpeza e manutenção. Ter esses registros vai te ajudar a poupar dinheiro para possíveis imprevistos.

PUBLICIDADE

Como são as mensalidades dos alunos que devem garantir o funcionamento do seu estúdio, elas devem estar bem ajustadas às variações econômicas. Essas variações podem ficar mais perceptíveis ao longo de alguns meses, então para não correr o risco de deixar de ter lucro e começar a “pagar para trabalhar”, é necessário ajustar o valor dos planos, anualmente.

Quando alguém vai ao seu estúdio para fazer matrícula, não basta fazer um acordo verbal, é necessário fazer um contrato escrito e assinado, com uma cópia do estúdio e a outra para o cliente. Este contrato deve ter todos os direitos e deveres do aluno e do estúdio e incluir, é claro, o termo de ciência de reajuste de valor anual.

Para simplificar seu trabalho, você pode definir um mês específico para fazer o ajuste de todos os alunos, assim a sua projeção de lucro e gastos poderá ficar mais precisa. Estabelecer um mês também vai facilitar o planejamento financeiro dos seus alunos.

O aviso de reajuste de plano deve ser feito de três maneiras, sendo que uma complementa a outra. No contrato deve estar a primeira, mas como é possível que, ao longo dos meses, o aluno esqueça do reajuste, você deve fazer um aviso via WhatsApp. E junto a esses outros métodos, fixe avisos no estúdio, assim você garante que não ocorrerão esquecimentos por parte dos alunos.

Tem alguma dica para compartilhar conosco? Então comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar com alguns amigos!

PUBLICIDADE