Como se apresentar para um cliente novo

Como se apresentar para um cliente novo

A aula teste está agendada. O cliente chega e pedimos para que ele fique a vontade e aguarde um instante até o horário da aula. Ele fica sentado esperando alguns minutos com um ar de quem está seguro e a vontade. Mas sabemos que para a maioria dos alunos novos não é bem assim. Normalmente eles estão inseguros, ansiosos, envergonhados e esperando pelo “milagre” que seu médico, amigo, parente, propaganda ou artista favorito disse que o Pilates faria por ele.

Alguns se matriculam no estúdio e outros não. Podemos pensar em diferentes motivos para este cliente não ser nosso ativo: valores, horários, não identificação com a atividade. E o professor? A empatia que ele pode criar com este cliente? Será que faz alguma diferença o professor entender um pouco do que o cliente teste está sentindo naquele momento e usar isso a favor? Não somente a favor da empresa em ter um cliente a mais, nem somente em seu favor de ter mais um cliente no horário e, talvez, receber um pouco mais por aquela hora de trabalho. Mas principalmente a favor do próprio cliente que está prestes a iniciar uma atividade que pode, literalmente, mudar a sua vida.

Com certeza nós, professores, fazemos uma diferença enorme no primeiro contato de um cliente com o Pilates. Muitos de nós acreditamos ter o melhor atendimento pois somos simpáticos, sorridentes e fazemos perguntas importantes sobre histórico de saúde, lesões, atividade física e objetivos.

Será que isso é suficiente? O que poderíamos fazer a mais para ter a certeza de conquistar esse cliente teste? E se ele não se converter num ativo, que o motivo seja realmente o valor ou os horários.

Passar confiança e demonstrar empatia num primeiro contato é fundamental. Fazer as perguntas certas também. Mas ser inteligente e usar as respostas para criar vínculo, diálogo e exemplificar com a prática dos exercícios porque o Pilates pode ajudar a resolver seu problema certamente fará a diferença.

Se você tem uma rotina com seus clientes regulares de lembra-los dos princípios básicos e explicar aspectos básicos do Pilates em todas as aulas, você não terá problemas em mudar toda sua dinâmica porque tem um cliente teste no mesmo horário. Pode parecer tedioso falar sempre as mesmas coisas no início das aulas (para os clientes e professores), mas é muito importante porque os alunos demoram para assimilar e automatizar os ajustes mais básicos e finos que o Pilates requer. Além do que, seus clientes regulares podem ser grandes aliados para converter um teste em ativo se você faz um bom trabalho com eles, afinal, a maioria já foi cliente teste um dia.

Seja um facilitador da relação entre todos numa primeira aula.

Você tem idéia de sua porcentagem de conversão de aulas testes? Faça essa conta! Reavalie suas atitudes e discursos neste momento tão delicado na vida do nosso futuro cliente. Sucesso!

Renata Moraes
Instrutora de Pilates/Treinadora STOTT PILATES

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