Como vai a limpeza do estúdio?

Algumas das grandes preocupações dos clientes ao escolher um estúdio de Pilates são a limpeza e a higiene do ambiente. Para garantir um serviço de qualidade sob este aspecto, o gestor deve estar atento ao contratar sua equipe. 

Faça você mesmo ou terceirize

Hoje, o mais comum, em estúdios menores, é que o proprietário e a própria equipe (incluindo recepcionistas e professores) se revezem para realizar a limpeza. Não é o ideal, já que os profissionais possuem outras atividades para desempenhar ao longo do dia e não conseguem se dedicar a manter o espaço constantemente higienizado como deveria. Se você trabalha com saúde e qualidade de vida, deve colocar essa questão no topo da sua lista de prioridades, certo? Principalmente em época de pandemia.

Saiba como manter a saúde de seus colaboradores e clientes: Plano de ação para estúdios de Pilates pós-pandemia covid-19.

Já, em estúdios maiores, o mais usual é terceirizar esse tipo de serviço. É uma solução mais vantajosa do ponto de vista financeiro e não exige que o contratante assuma os encargos previdenciários e trabalhistas. 

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Mas a maior vantagem de se contratar uma equipe terceirizada é a qualidade do serviço. Os funcionários serão totalmente focados na limpeza e conservação do ambiente e a contratada ficará responsável pela compra de produtos e materiais, deixando a equipe do estúdio focada em suas funções específicas: professores, aulas, equipamentos, marketing. 

Outra vantagem é que as terceirizadas fornecem todo o treinamento necessário para a equipe. Veja algumas questões que você deve analisar antes de contratar um serviço de limpeza terceirizado: 

– Verifique se a empresa está registrada, tem licença e estrutura adequada, além de equipe qualificada; 

– Comprove se a empresa fornece todos os produtos de limpeza e equipamentos necessários; 

– Peça referências de pelo menos quatro clientes atuais. Assim, será possível comprovar como realizam o serviço, se cumprem prazos e se os clientes estão satisfeitos; 

– Informe-se sobre a política de contratação e facilidades de pagamento. Antes de fechar o contrato, você deve saber detalhes sobre garantias, cancelamento, tipos de pagamento, juros por atraso, etc.; 

– Peça uma descrição detalhada das tarefas da equipe de limpeza, assim como taxas extras. 

Você também pode optar por montar a sua própria equipe interna de limpeza. Nesse caso,  oriente-a sobre os tipos de produtos, como evitar o desperdício, questões éticas e também – muito importante – como se relacionar com o seu público. 

Treinamento adequado para limpeza dos equipamentos

Em qualquer uma das opções, é muito importante você treinar as pessoas a realizarem a limpeza correta dos equipamentos de Pilates. Essa medida, além de prolongar a vida útil das máquinas, pode evitar acidentes. Caso tenha dúvidas sobre esse processo, você pode chamar uma empresa especializada, como a Fix-up, para fazer o treinamento adequado.

Encontre dicas de como realizar a manutenção e higienização dos seus equipamentos de Pilates nesse e-book GRÁTIS!

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