Dicas essenciais para gerir seu negócio de Pilates

Por: Bruna Zibordi

A instrutora Bruna Zibordi, especialista em Gestão administrativa e Marketing pela Faculdade de Brasília, na área do Pilates, sendo referência reconhecida pela Agência Nacional de Cultura e Empreendedorismo do Brasil, vai te dar dicas essenciais para gerir seu negócio de Pilates:

Gestação do seu próprio negócio

Para iniciar seu negócio, você precisa planejar e se organizar, sempre tendo em mente os objetivos que você deseja alcançar com seu empreendimento.

Descobrindo a gestação

PUBLICIDADE

Antes de tudo, faça uma autoanálise e descubra se você tem essas características, pois são elas que te auxiliarão muito durante todo o processo:

1 – Você tem o perfil empreendedor?

Infelizmente, durante a graduação, não aprendemos a ser gestores. Por isso, aprimore-se nessa área, fazendo cursos, lendo e procurando ajuda especializada;

2 – Tem um plano de negócio pronto?

Tenha um plano de negócio pronto, contendo seus objetivos, recursos financeiros, quais serviços irá prestar e quais horários irá trabalhar;

3 – Tem tempo pra se dedicar ao seu negócio?

Normalmente quando abrimos um estúdio, nós ministramos as aulas, fazemos a gestão do estúdio, o marketing, treinamento da equipe e até o trabalho de secretária. Ou seja, acabamos fazendo de tudo um pouco, então saiba que isso exigirá muito de você.

Durante a gestação do seu negócio

Já feita essa autoavaliação e tendo uma resposta positiva, vá para as próximas etapas:

1 – Defina sua ideia e tenha um plano de negócio.

Com um plano de negócio, você poderá organizar tanto o seu planejamento financeiro, quanto a estrutura estratégica do seu estúdio de Pilates.

Não negligencie essa etapa, pois é aqui que você receberá todo o embasamento necessário para começar a empreender com organização e diretrizes claras.

Neste plano de negócio, você deverá reunir o máximo de dados sobre a área de atuação, a concorrência, os custos, as perspectivas de faturamento, margens e diversos outros detalhes. Ele servirá de bússola não apenas para tirar o negócio do papel, mas também para levar o seu negócio ao sucesso.

2 – Estude seu mercado. É uma área que está em crescimento? Vale a pena investir?

3 – Faça um orçamento! É importante saber quanto dinheiro você pode investir;

4 – Esteja presente e seja ativo nas redes sociais;

5– Comece agora e vá se aperfeiçoando ao longo do tempo;

6 – Aproveite cada passo do processo, nem tudo precisa ser perfeito no começo. Mas lembre-se de não procrastinar;

7 -Tenha um mentor para te auxiliar nesse processo.

Na hora do parto

Enfim, já decidido e preparado, é hora de dar à luz ao seu negócio! E aí vai mais uma ferramenta para te auxiliar, e muito, na hora do nascimento e desenvolvimento do seu estúdio de Pilates.

Essa ideia, desenvolvida pelo Francês Jules Henri Fayol, é um excelente instrumento administrativo, super eficiente para o seu estúdio de Pilates ou para sua clínica. E pode somar muito na produtividade e eficiência do dia a dia da empresa.

Veja quais são os 4 pilares de um estúdio de Pilates de sucesso e saiba como aplicá-lo no seu negócio:

1 – Planejamento

 Não siga o “deixa a vida me levar”, trace um plano de ação e planeje tudo, para que ele seja colocado em prática e atinja o objetivo.

2 – Organização

Manter um sistema de organização para o bom andamento do negócio.

3 – Direção

Este passo também pode ser chamado de “Liderar”, e neste ponto é onde será feito o trabalho de gestão do administrador.

4 – Controle

Aqui você pode desenvolver técnicas para melhoria e aprendizado. Esses pilares são essenciais para o seu negócio, porquê quando a empresa está organizada, você tem muito mais visão de futuro e crescimento.

Siga esses passos, eles facilitarão sua jornada rumo ao sucesso!

PUBLICIDADE