Dicas para abrir seu estúdio de Pilates

Bom, como todo dono de empresa, um dono de estúdio de Pilates precisa correr atrás de várias coisas antes de começar o negócio. Não sabe pode onde começar? Hoje o Negócio Pilates vai te dar aquele empurrão inicial. Vamos lá:

Como a prática e aulas de Pilates estão muito alinhadas aos princípios desenvolvidos pelos Fisioterapeutas e Educadores Físicos, abrir um estúdio de Pilates é uma oportunidade rentável para profissionais da área da saúde que querem ter seu próprio negócio.

O mercado do Pilates é bem propício, pois além de ser um exercício muito procurado, também pode ser praticado por pessoas de todas as idades, incluindo idosos, pessoas com deficiências físicas e crianças.

As pessoas procuram realizar exercícios físicos como o Pilates por várias razões, dentre elas a prevenção contra doenças, maior disposição física, estética, força muscular, etc.

É necessário uma pesquisa para descobrir qual a melhor localização para montagem do estúdio, pois deverá ficar em locais propícios que tenham um mercado potencial, ou seja, locais como bairros de classe média, centros médicos com clínicas e hospitais particulares e até em avenidas com academias ou em uma região central para ter mais chances de sucesso.

O Pilates tem uma metodologia própria que exige aparelhos específicos para a realização das aulas. Exige, portanto, profissionais qualificados e com experiência em estúdios de prática de Pilates.

Os profissionais devem ter formação completa em Educação Física ou Fisioterapia e ainda ter certificação em Pilates. Além disso, são recomendados cursos de aperfeiçoamento e reciclagem constantes.

As aulas devem ser ministradas com atenção individual para cada praticante, então o ideal é que se trabalhe em turmas pequenas de um até três alunos, o que demandará do estúdio vários horários de aulas disponíveis.

No primeiro ano, é provável que o estúdio tenha adesão da metade de frequentadores, pois ainda não é conhecido. Mas, o faturamento aumenta à medida em que a frequência de alunos também aumenta e daí, o estúdio poderá começar a conceder descontos e programas de fidelização. É importante lembrar que nenhum local sobrevive sem inovar nas formas e condições de pagamento.

O estúdio deve contar com banheiros feminino e masculino para os alunos, com vestiário, armários e pelo menos dois chuveiros. Invista em um vestiário limpo e bem decorado, pois será com certeza um dos diferenciais do estúdio e a decisão sobre a frequência de alunos dependerá muito da estrutura do local.

Equipamentos

Os equipamentos de Pilates deverão possuir molas com resistência, carrinhos que deslizam com facilidade, que sejam silenciosos e que tenham boa durabilidade. Portanto, tenha atenção redobrada e compre equipamentos de qualidade.

Para iniciar no ramo de Pilates não é necessário ter todos os equipamentos e estrutura completa, pode-se começar aos poucos e ir investindo, caso a verba esteja curta. O Pilates conta com cinco equipamentos básicos para as aulas, então não é necessário um espaço muito grande, uma vez também que a prática exige concentração em um só local.

Fornecedores

Na escolha de fornecedores prefira aqueles que oferecem produtos com materiais resistentes e de qualidade e que tenham credibilidade no mercado, sendo referência entre os profissionais. Prefira mobiliário de madeira para a prática de Pilates, que causa maior conforto. Escolha móveis feitos com madeira nobre e durável e que sejam replantadas na natureza, contribuindo com o meio ambiente.

Aspectos legais

Todo estúdio de Pilates tem a obrigatoriedade de se legalizar com as normas da Anvisa, que estabelecerá registros e fiscalizações.

Os professores de Pilates serão Fisioterapeutas e deverão ter registros no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ou no CREF, Conselho Regional de Educação Física, para os profissionais de Educação Física.

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

Entre em contato conosco!