Diferencie seu estúdio pelo serviço

Diferencie seu estúdio pelo serviço, não pelo preço

Diferenciar seu estúdio pelo serviço, não pelo preço, é essencial para se destacar no mercado.

Quando buscamos estudar o mercado para entender a política da concorrência, ou quais diferenciais são oferecidos, acabamos tendo um olhar de competição não muito saudável, criticando o que o outro faz, copiando o produto vendido ou se equiparando a preço para atrair mais clientes para o estúdio. Seguir esse caminho não é a melhor alternativa, afinal, cada um vive sua realidade e existem muitos outros pontos que fazem o cliente escolher um estúdio de Pilates.

Ao analisar a concorrência devemos entender a política de preços praticada, os produtos oferecidos, os serviços e a infraestrutura, mas não tomar como base apenas isso para melhorar nosso negócio. Essa visão pode influenciar uma mudança, mas não deve ser decisiva e única. Devemos olhar de forma crítica para entender os pontos negativos e positivos dos concorrentes e analisar o que pode atender aos desejos e necessidades dos clientes, correspondendo à missão e visão da empresa.

A clareza nos objetivos do empreendimento nos faz usar o exemplo do que o concorrente tem de melhor ou não. Usarmos algo que vai de encontro a nossa proposta é o que nos torna competitivos no mercado, afinal, cada empresa tem uma proposta única e atende expectativas de públicos diferentes.

A competição saudável não é aquela que concorre apenas com relação a preço – isso na verdade é algo desleal e prejudicial para o cliente, que perde na qualidade e no relacionamento com a empresa, pois ele se torna apenas mais um número. O valor de uma aula de Pilates deve estar de acordo com a realidade do mercado, mas também com o preço resultante de quanto o produto que a pessoa está adquirindo vale. Se um produto é barato e indiferente, acaba não sendo interessante; em contrapartida se ele é caro, mas relevante para sua vida, o consumidor continua a comprá-lo.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Colocar a concorrência apenas no preço, acaba por deixar a empresa fragilizada, uma vez que é necessário oferecer um serviço de qualidade, mas se não há fluxo suficiente para investimentos e melhorias, a evasão torna-se maior, o que prejudica a fidelização dos clientes e faz com que todas as estratégias de vendas só gerem custos.

Disputar espaço no mercado com o mesmo produto ou serviço que o seu concorrente oferece nem sempre é o melhor caminho. As pessoas vão sempre em busca de inovação e diferenciais, elas estão cansadas do mesmo e as empresas precisam estar atentas a isso para não perderem clientes.

Você deve usar a concorrência como exemplo para inovar no seu estúdio, esse sim é o melhor caminho! Isso o torna competitivo no mercado e faz o cliente escolher o seu espaço ao invés de outros. Não precisa mudar o produto, basta vender de forma diferente, muitas vezes o cliente escolhe de acordo com a experiência que teve.


Victor Valente
Educador Físico (CREF: 074605- G/SP)

2 COMENTÁRIOS