Divulgar sem gastar?

É possível divulgar sem investir dinheiro?

Vamos mostrar que dá, sim, para fazer propaganda (ou seja: divulgar seu estúdio) e atrair pessoas sem gastar muito (ou quase nada). Acompanhe nossas dicas!

Certamente, quem está começando um negócio, normalmente, trabalha com um orçamento muito reduzido. São tantas coisas para investir e fazer que, muitas vezes, a divulgação fica para trás. Mas esta é uma das etapas mais importantes para conquistar clientes e fazer com que todos conheçam a sua marca. Concorda?

As redes sociais, por exemplo, nos dão grandes oportunidades, com uma possibilidade infinita de alcance. Além do tradicional “boca a boca”, que faz o seu nome se espalhar rapidinho.

Dentro das redes, algumas ações para divulgar direta ou indiretamente sua marca têm custo zero, outras saem muito mais baratas do que a publicidade em si, como os anúncios pagos do Google e do Facebook.

Veja algumas ideias que você pode aplicar para divulgar a sua empresa e que, normalmente, tem excelente retorno. Com dicas da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

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Marque presença nas redes sociais

Criar um site, ter uma página no Facebook, um perfil no Twitter e no Instagram e estar em todas as redes sociais para divulgar seu estúdio são ações fundamentais.

Além dos seus serviços, divulgar conteúdos interessantes sobre o mundo do Pilates, fotos e vídeos seus e de seus alunos nas aulas, para gerar mais credibilidade, é bem importante.

Fique atento para utilizar o mesmo estilo em todas essas ferramentas de divulgação: cores, formatos, textos, tudo em harmonia para transmitir o que seu estúdio quer passar.

Faça um perfil no LinkedIn

É uma rede profissional muito útil para as empresas que querem divulgar seus trabalhos. Ele vai fazer você se conectar com pessoas que você conhece profissionalmente. É uma ferramenta para trocar informações profissionais, indicações e conhecimentos. Seu estúdio pode ficar por dentro das tendências profissionais do mercado, tanto na fisioterapia quanto na educação física, e interagir com especialistas.

Seja referência

Além de produzir seu próprio conteúdo, você pode coletar e filtrar as informações que estão na Internet para um determinado grupo. Selecione alguns textos interessantes e apresente de forma organizada. Isso pode ajudá-lo a ser referência no assunto.

Interações 

Visite os espaços online frequentados por seu público-alvo e converse com ele. Busque por blogs e fanpages de assuntos relacionados ao seu serviço e fale discretamente sobre ele com as pessoas. Inegavelmente, essa é uma excelente forma de divulgar seu trabalho.

Parcerias

Tenha como parceiros sites, blogs e fanpages com público e objetivos parecidos com os seus. Academias, salões de beleza, por exemplo. Troque indicações para divulgar seu espaço e o deles: você fala deles, eles falam de você. Aproveite para estreitar o relacionamento com os vizinhos e ofereça uma aula experimental de cortesia, é uma boa maneira de divulgar e de chamar novos clientes.

Regra da boa vizinhança

Você pode optar por investir um pouquinho e preparar a comunicação com panfletos, que podem ser expostos nas lojas e comércios próximos, além de colocados em parabrisas de carros estacionados nas ruas. Existem empresas que oferecem esse serviço de impressão com um valor bem baixo. As vezes, vale muito a pena.

Relações Públicas

Tenha pelo menos um profissional que coordene o relacionamento da empresa com a mídia, dando visibilidade nos veículos de comunicação, ajudando a divulgar seu trabalho e tornar seu nome conhecido.

Boca a boca

Lembre-se: a melhor divulgação ainda é a boca-a-boca, pois é o que vai manter a visibilidade do seu negócio por muito tempo depois da inauguração. Por isso, se empenhe para oferecer o melhor serviço e demonstrar nas aulas seu conhecimento técnico e profissionalismo. Seus alunos satisfeitos são a melhor vitrine.

Sucesso! Depois, não esqueça de contar pra gente as ações que fez e o que mais deu certo. Assim, podemos ajudar cada vez mais pessoas a divulgar o negócio Pilates: contato.np@negociopilates.com.br.

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