Do estudo ao estúdio de Pilates

Estudo e dedicação

Gabriela Molinari Fontenla tem uma história curiosa, marcada por anos de estudo e dedicação a duas áreas por que é apaixonada: saúde e ensino. Mas foi por acaso que ela se tornou gestora de um estúdio de Pilates e ficou à frente de uma escola de formação em Pilates. Ela é Professora de Educação Física, Fisioterapeuta, Pedagoga, Especialista em Fisiologia do Exercício no Treinamento Resistido; tem MBA em Gestão Pedagógica, Mestrado em Ciências NeuroMotora e Doutorado em Educação.

Como gosta muito de estudar e se capacitar profissionalmente, atualmente, ela está cursando pós-graduação em Gestão Escolar, atua como professora dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Universidade Estácio de Sá, tendo experiência em docência no ensino superior há mais de 17 anos. Além de tudo isso, a Gabriela é proprietária da empresa e estúdio de Pilates Portal da Saúde

Conheça agora uma história de sucesso narrada em primeira pessoa, pela própria protagonista!

Nossa história com o Pilates inicia-se entrelaçada entre as aulas ministradas da graduação e a necessidade de levar informações aos nossos alunos sobre o método Pilates, e como poderia ser uma e alternativa de capacitação dentre os nichos de trabalho entre profissionais da Educação Física e Fisioterapia.

Desta maneira, com a grande necessidade de levar aos nossos alunos da graduação um pouco mais de conhecimento, um tipo de ensino mais completo, iniciei a busca por cursos que pudessem me capacitar com carga horária, cronograma e custo compatíveis com minhas necessidades. Foi quando em 2009 realizei minha formação em Pilates em São Paulo, suficiente para melhorar a qualidade de informações.

Mas como minha atuação sempre foi atrelada tanto na Fisioterapia como na Educação Física, ao deslumbrar uma oportunidade aos alunos, acabei deslumbrando a mim mesma esta oportunidade. E assim se inicia uma história longa, entre pesquisas relacionadas aos melhores equipamentos, o ponto para ser aberto, início de uma nova natureza Jurídica, entre tantos outros detalhes necessários para se tornar um EMPREENDEDOR, de um dia para o outro.

O SEBRAE foi sim uma fonte de consulta, mas não especificamente uma escola de formação relacionada à GESTÃO e negócios. E assim como a maioria dos empreendedores, trilhei o caminho mais “duro”, no sentido de erros e acertos que poderiam ter sido minimizados com uma melhor prévia específica. O que tinha ao meu favor era o conhecimento acadêmico e a certeza do sucesso relacionado ao que seria oferecida, nossa mão de obra qualificada.

Hoje imagino que se eu pudesse ter me capacitado e planejado, talvez esse tempo “perdido” em fazer duas ou mais vezes alguns procedimentos, poderia ter sido aproveitado em outras ações. Imaginem que consegui um excelente espaço relacionado à localização, em um centro comercial com todos os aspectos necessários, desde segurança, visibilidade, porém o espaço físico era micro, talvez 20 metros quadrados, mas em forma de um “W”.
Isso mesmo, anteriormente era um escritório e o arquiteto fez este mezanino neste desenho, e lembro como se fosse hoje, que quando o montador chegou me disse categoricamente: “não vai caber”! E de imediato eu disse: “claro que vai, eu medi!”. Que perseverança, tudo tão encaixado, e claro: aceitando as limitações do ambiente, adaptando as imensas possibilidades de exploração de exercícios nos equipamentos devida a falta de espaço.

Mas nosso diferencial foi exatamente o material HUMANO, colaboradores de grande qualidade aliados a um Método eficiente. Esta combinação sempre dá certo! O segundo grande desafio, foi captar alunos! E naquele momento fiz parcerias com sites de promoção pela internet (que dureza). Somente aceitava que oferecêssemos plano de 3 a 6 meses, com valor muito, mas muito baixo, suficiente somente para pagar os colaboradores. E assim fomos aos poucos transformando estes clientes em clientes fixos, que foram indicando para outros. Aliás, não existe melhor indicação do que a “boca a boca”. Nossa qualidade sempre foi elevada.

Surge uma escola de ensino do método Pilates

Quase todos colaboradores que chegavam precisavam ser qualificados para nossos atendimentos. Então, logo agregamos valores e decidimos montar o nosso primeiro curso de capacitação, com muita base científica e o Método Pilates, é claro. Inicialmente realizávamos um rodízio de locais entre prática e teórica. Foi um sucesso.

Logo uma reforma foi realizada no mezanino que estávamos e transformaram o “W” em um quadrado, que fez total diferença. E assim prosseguimos com nossas aulas e nossos cursos de formação. Até que conseguimos mudar pela terceira vez (sempre com mesmo proprietário e no mesmo local), para um espaço mais adequado e apropriado, inclusive para incluir atendimento de Fisioterapia. É nisto que precisamos imaginar sempre, o que podemos agregar.

O caminho do sucesso

Gestão administrativa – com certeza este foi o maior aprendizado durante esta travessia, criando processos, criando protocolos, termos e formas de garantir uma boa relação de responsabilidade e transparência em todos os procedimentos, entre estúdio e colaboradores e entre estúdio e clientes.

Tecnicamente, fornecemos desde sempre um atendimento voltado especificamente ao que chamamos de pilates clínico, voltado para o diagnostico apresentado, e se não apresentavam um diagnostico, uma avaliação voltada a sua necessidade e ao exercício terapêutico. Aqueles que buscavam o condicionamento também eram atendidos de acordo com as suas especificidades.

A constate e incansável capacitação dos colaboradores talvez possa ter sido o ponto mais alto dos nossos resultados, especialmente quando um colaborador trabalha em mais do que um lugar, trazendo um histórico de outras formas de trabalhar . Sempre dizia: aqui é diferente, pensamos nos alunos, esse é nosso diferencial.

E não podemos deixar de comentar sobre a importância de falarmos de parcerias que sejam fortalecedoras para nossos negócios e para nossos clientes. Alguns anos atrás, na tentativa de conseguir parceiros para nossos negócios, tivemos a proposta de parceira em um novo estúdio, inserida diretamente dentro de uma clínica de ortopedia e fisioterapia,  e aí voltamos a falar sobre agregar valores.

E como não falar de atender as necessidades de nossos alunos e não falar do momento atual e a introdução de aulas on-line, este que deve ser explorado por todos neste momento, criando estratégias e possibilidades para minimamente atender nossos alunos, mantendo-os ativos e satisfeitos.

Essa é apenas uma das trajetórias dentre tantas outras, pois afinal o sucesso é algo a ser alcançado após muito trabalho e dedicação, então quando nos dispomos a ter sucesso, precisamos estar preparados para o trabalho, CAPACITADOS, para enfrentar os obstáculos com as soluções apropriadas.

GABRIELA MOLINARI FONTENLA
Portal da Saúde

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

Entre em contato conosco!