Do estudo ao estúdio de Pilates

Estudo e dedicação

Gabriela Molinari Fontenla tem uma história curiosa, marcada por anos de estudo e dedicação a duas áreas por que é apaixonada: saúde e ensino. Mas foi por acaso que ela se tornou gestora de um estúdio de Pilates e ficou à frente de uma escola de formação em Pilates. Ela é Professora de Educação Física, Fisioterapeuta, Pedagoga, Especialista em Fisiologia do Exercício no Treinamento Resistido; tem MBA em Gestão Pedagógica, Mestrado em Ciências NeuroMotora e Doutorado em Educação.

Como gosta muito de estudar e se capacitar profissionalmente, atualmente, ela está cursando pós-graduação em Gestão Escolar, atua como professora dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Universidade Estácio de Sá, tendo experiência em docência no ensino superior há mais de 17 anos. Além de tudo isso, a Gabriela é proprietária da empresa e estúdio de Pilates Portal da Saúde

Conheça agora uma história de sucesso narrada em primeira pessoa, pela própria protagonista!

Nossa história com o Pilates inicia-se entrelaçada entre as aulas ministradas da graduação e a necessidade de levar informações aos nossos alunos sobre o método Pilates, e como poderia ser uma e alternativa de capacitação dentre os nichos de trabalho entre profissionais da Educação Física e Fisioterapia.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Desta maneira, com a grande necessidade de levar aos nossos alunos da graduação um pouco mais de conhecimento, um tipo de ensino mais completo, iniciei a busca por cursos que pudessem me capacitar com carga horária, cronograma e custo compatíveis com minhas necessidades. Foi quando em 2009 realizei minha formação em Pilates em São Paulo, suficiente para melhorar a qualidade de informações.

Mas como minha atuação sempre foi atrelada tanto na Fisioterapia como na Educação Física, ao deslumbrar uma oportunidade aos alunos, acabei deslumbrando a mim mesma esta oportunidade. E assim se inicia uma história longa, entre pesquisas relacionadas aos melhores equipamentos, o ponto para ser aberto, início de uma nova natureza Jurídica, entre tantos outros detalhes necessários para se tornar um EMPREENDEDOR, de um dia para o outro.

O SEBRAE foi sim uma fonte de consulta, mas não especificamente uma escola de formação relacionada à GESTÃO e negócios. E assim como a maioria dos empreendedores, trilhei o caminho mais “duro”, no sentido de erros e acertos que poderiam ter sido minimizados com uma melhor prévia específica. O que tinha ao meu favor era o conhecimento acadêmico e a certeza do sucesso relacionado ao que seria oferecida, nossa mão de obra qualificada.

Hoje imagino que se eu pudesse ter me capacitado e planejado, talvez esse tempo “perdido” em fazer duas ou mais vezes alguns procedimentos, poderia ter sido aproveitado em outras ações. Imaginem que consegui um excelente espaço relacionado à localização, em um centro comercial com todos os aspectos necessários, desde segurança, visibilidade, porém o espaço físico era micro, talvez 20 metros quadrados, mas em forma de um “W”.
Isso mesmo, anteriormente era um escritório e o arquiteto fez este mezanino neste desenho, e lembro como se fosse hoje, que quando o montador chegou me disse categoricamente: “não vai caber”! E de imediato eu disse: “claro que vai, eu medi!”. Que perseverança, tudo tão encaixado, e claro: aceitando as limitações do ambiente, adaptando as imensas possibilidades de exploração de exercícios nos equipamentos devida a falta de espaço.

Mas nosso diferencial foi exatamente o material HUMANO, colaboradores de grande qualidade aliados a um Método eficiente. Esta combinação sempre dá certo! O segundo grande desafio, foi captar alunos! E naquele momento fiz parcerias com sites de promoção pela internet (que dureza). Somente aceitava que oferecêssemos plano de 3 a 6 meses, com valor muito, mas muito baixo, suficiente somente para pagar os colaboradores. E assim fomos aos poucos transformando estes clientes em clientes fixos, que foram indicando para outros. Aliás, não existe melhor indicação do que a “boca a boca”. Nossa qualidade sempre foi elevada.

Surge uma escola de ensino do método Pilates

Quase todos colaboradores que chegavam precisavam ser qualificados para nossos atendimentos. Então, logo agregamos valores e decidimos montar o nosso primeiro curso de capacitação, com muita base científica e o Método Pilates, é claro. Inicialmente realizávamos um rodízio de locais entre prática e teórica. Foi um sucesso.

Logo uma reforma foi realizada no mezanino que estávamos e transformaram o “W” em um quadrado, que fez total diferença. E assim prosseguimos com nossas aulas e nossos cursos de formação. Até que conseguimos mudar pela terceira vez (sempre com mesmo proprietário e no mesmo local), para um espaço mais adequado e apropriado, inclusive para incluir atendimento de Fisioterapia. É nisto que precisamos imaginar sempre, o que podemos agregar.

O caminho do sucesso

Gestão administrativa – com certeza este foi o maior aprendizado durante esta travessia, criando processos, criando protocolos, termos e formas de garantir uma boa relação de responsabilidade e transparência em todos os procedimentos, entre estúdio e colaboradores e entre estúdio e clientes.

Tecnicamente, fornecemos desde sempre um atendimento voltado especificamente ao que chamamos de pilates clínico, voltado para o diagnostico apresentado, e se não apresentavam um diagnostico, uma avaliação voltada a sua necessidade e ao exercício terapêutico. Aqueles que buscavam o condicionamento também eram atendidos de acordo com as suas especificidades.

A constate e incansável capacitação dos colaboradores talvez possa ter sido o ponto mais alto dos nossos resultados, especialmente quando um colaborador trabalha em mais do que um lugar, trazendo um histórico de outras formas de trabalhar . Sempre dizia: aqui é diferente, pensamos nos alunos, esse é nosso diferencial.

E não podemos deixar de comentar sobre a importância de falarmos de parcerias que sejam fortalecedoras para nossos negócios e para nossos clientes. Alguns anos atrás, na tentativa de conseguir parceiros para nossos negócios, tivemos a proposta de parceira em um novo estúdio, inserida diretamente dentro de uma clínica de ortopedia e fisioterapia,  e aí voltamos a falar sobre agregar valores.

E como não falar de atender as necessidades de nossos alunos e não falar do momento atual e a introdução de aulas on-line, este que deve ser explorado por todos neste momento, criando estratégias e possibilidades para minimamente atender nossos alunos, mantendo-os ativos e satisfeitos.

Essa é apenas uma das trajetórias dentre tantas outras, pois afinal o sucesso é algo a ser alcançado após muito trabalho e dedicação, então quando nos dispomos a ter sucesso, precisamos estar preparados para o trabalho, CAPACITADOS, para enfrentar os obstáculos com as soluções apropriadas.

GABRIELA MOLINARI FONTENLA
Portal da Saúde
PUBLICIDADE
Máscaras personalizadas Metalife
Máscaras personalizadas Metalife
Máscaras personalizadas Metalife
Máscaras personalizadas Metalife