Entendendo o mercado e as necessidades dos clientes

Entendendo o mercado e as necessidades dos clientes

Hoje vamos falar de outros pontos importantes para realizar um estudo de mercado.

Como já dissemos anteriormente, é necessário fazer uma análise de concorrência, para buscar se destacar e formar seus diferenciais, e não para tratar o concorrente como um adversário a ser combatido.

Há pelo menos cinco fatores para levar em consideração ao montar um negócio, são eles que fazem o cliente decidir comprar algo ou adquirir algum serviço com você: desejo, necessidade, tempo, dinheiro e confiança.

Desejo é quando o cliente quer algo, mas nem sempre necessita ou tem tempo e dinheiro para aquilo;

Necessidade é quando o cliente precisa, mas nem sempre quer ou tem tempo e dinheiro;

Tempo é algo precioso e que hoje em dia é muito escasso;

Dinheiro é algo que pode pesar para alguns e para outros não, depende muito da condição de cada cliente e do local de atuação da empresa;

A confiança é sem dúvidas o que mais incide na decisão do cliente, principalmente neste ramo de atuação, pois só se compra aquilo em que se confia, só cria-se uma convivência com quem podemos acreditar e a perda desta relação faz com que todos os fatores anteriores já não importem mais.

O ideal seria que a empresa atendesse aos desejos e necessidades do cliente, estivesse de acordo com o sua capacidade financeira, fosse compatível com o tempo disponível do aluno e passasse credibilidade.

Por fim, podemos dizer que considerar a concorrência como um risco para o seu negócio é um erro, pois muita coisa está envolvida na decisão do cliente na compra de um produto ou serviço. O que mais devemos nos preocupar é com o que entregamos e com o quanto somos diferentes e inovadores perante os concorrentes, fazendo com que o cliente também tenha um outro olhar em relação ao nosso negócio. Mesmo o produto entregue sendo o mesmo, o consumidor acaba por ser convencido a comprar ou contratar o que se mostra mais vantajoso, dessa forma se ganha mais espaço no mercado e novos clientes também acabam sendo atraídos pelos diferenciais oferecidos.

Victor Valente
Educador Físico (CREF: 074605- G/SP)

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