Estimule a frequência nas aulas

Estimule a frequência nas aulas

Nunca se esqueça que a frequência regular é um dos segredos do sucesso do estúdio e/ou academia. Pode parecer besteira, mas uma simples pergunta do professor ao aluno para saber se ele vai voltar no dia seguinte já é uma ação clara de retenção, ou seja, a busca pela manutenção dos alunos em seu estúdio, além do esforço de se conquistar novos clientes.

Para aumentar a frequência você vai precisar se mexer. E se mexer com a programação de aulas especiais nos dias em que os alunos frequentam menos. Pode até organizar uma semana especial, com programação diferente do comum, inclusive convidando pessoas de fora. Já pensou em uma aula com dois professores de modalidades diferentes?

Uma das iniciativas que apoiamos fortemente é a ‘’ quarta-feira do luto’’. Mas por que tem esse nome? Simples. A quarta-feira é o último dia da semana em que a frequência é maior. Então, a comunicação dos professores com os alunos vai alcançar um número maior de pessoas.

Seus colaboradores precisam conscientizar os alunos de que a semana só acaba na sexta-feira. O nome ‘’ luto’’ é para reforçar a falta de sucesso nos resultados daqueles que param de frequentar justamente às quartas-feiras.

O fulano está indo embora depois do treinamento da quarta-feira e você não vai fazer nada, mesmo sabendo que, dificilmente, ele voltará na quinta ou na sexta? Nada disso! Quando ele se despedir, o professor precisa lembrá-lo de que, para alcançar os resultados que quer, terá que treinar mais.

A possibilidade de permanência desse aluno aumentará significativamente se ele treinar mais e ver alcançado as metas estabelecidas quando ele fez a matrícula.

A quarta-feira do luto pode e deve ser incentivada pelos professores, que são as pessoas da academia com maior contato direto com os alunos. E essa fala deve ser reforçada com muita divulgação. Invista em peças de comunicação grandes e chamativas: cartazes, banners, faixas, enfim, tudo para destacar a importância da frequência regular.

Parâmetro

Se você estiver perdido quanto aos números que seu estúdio ou academia deve apresentar, faça uma conta simples. A segunda-feira é o dia em que a dor é mais sentida pelo aluno, portanto, é o dia em que, invariavelmente, a frequência é a maior da semana. Na sexta-feira, a frequência normalmente é baixa, mas precisa ser de pelo menos 60% do total da segunda-feira.

Segundo o consultor Almeris Armiliato, a impressão de ver um estúdio ou academia cheia não pode enganar o dono. “Na segunda-feira, dia que supostamente é o de maior frequência, deveriam passar pela catraca mais ou menos 60% de seus ativos. Na média do mercado, são 49% dos ativos no dia mais cheio. Quando se alcança 60% dos ativos no dia mais cheio é um sinal de que a dedicação dos alunos é maior e por conta disso a retenção será melhor”.

Almeris insiste na tese de que somente a frequência levará à permanência do aluno no estúdio ou na academia. “Controle seus números no dia mais cheio e veja se chega perto dos 60% dos ativos. Se já estiver, seus números de retenção devem ser excelentes. Se sua empresa estiver na média do mercado, é melhor prestar atenção no quanto seus professores provocam os clientes para voltarem na sexta-feira”.

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

©2023. Todos os direitos reservados.

Entre em contato conosco!