Estúdio dentro de academia dá certo?

Estúdio dentro de academia dá certo?

O Pilates tornou-se uma das modalidades mais praticadas por celebridades e atletas de todo o mundo, que tornam sua eficácia muito conhecida. Com isso, vem se destacando e cada vez mais conquistando adeptos de diferentes idades e níveis sociais.  É a popularização do Pilates!

Está pensando em colocar um estúdio de Pilates dentro da sua academia, mas não sabe se vai ser um negócio rentável? Para te ajudar nessa decisão, nós reunimos informações que mostram alguns dos pontos fortes do estúdio de Pilates e como adaptar a modalidade ao seu ambiente.

Bem, normalmente os estúdios de Pilates são espaços que se dedicam exclusivamente a oferecer aulas de Pilates para reabilitação ou para condicionamento físico. Estão, geralmente, alocados em lojas ou em salas em prédios comerciais. A grande vantagem deste tipo de empreendimento é a especialização. Neste local todos respiram Pilates e focam somente no método. Ou mesmo em aliá-lo a outras técnicas existentes no mercado, oferecendo um trabalho multidisciplinar.

A vantagem dos estúdios é que o mesmo tratamento e cuidado é dado igualmente a todos, já que as aulas são individuais ou, no máximo, com três ou quatro alunos. Quando um aluno inicia as aulas, independentemente da idade ou da condição física, ele passa por uma avaliação física e postural, onde são analisadas suas necessidades. A partir daí ele é encaminhado para exercícios específicos. O profissional sempre fará uma aula personalizada e supervisionará todos os movimentos, o que faz com que os objetivos sejam atingidos mais rapidamente. O acompanhamento constante evita lesões, comuns quando se faz o exercício de maneira errada.

O investimento inicial em um estúdio é relativamente baixo quando comparado a compra de uma única esteira da marca mais top do mercado. O valor de uma dessas esteiras, acredite, pode pagar um estúdio completo de Pilates. E o melhor: a taxa de retorno do investimento no Pilates é bem alta. Segundo o Sebrae, pode chegar a 60% em até seis meses.

PUBLICIDADE
MetaLife Studios
MetaLife Studios
MetaLife Studios
MetaLife Studios

Pilates na academia

Para abrir um estúdio de Pilates dentro da academia é necessário ter alguns cuidados, como a contratação de um Educador Físico ou Fisioterapeuta com formação completa em Pilates. Além disso, é importante destinar um espaço adequado à atividade, de preferência com isolamento acústico. Músicas altas e ritmadas podem atrapalhar as aulas de Pilates, que exigem muita concentração. E o mais importante: tenha bom senso. Se o cliente procura reabilitação ou tem alguma limitação física, encaminhe para aulas orientadas por um Fisioterapeuta. Nada impede que você tenha um Fisio e um Educador e atenda a todos os tipos de públicos. Tudo vai depender dos seus objetivos. Mas com os dois tipos de profissionais você abre ainda mais as possibilidades de negócio.

Diferente de outros exercícios, o Pilates pode ser aplicado para distintas finalidades: prevenção de doenças, recuperação de lesões, definição, fortalecimento muscular, aumento do rendimento de atletas, melhora da capacidade respiratória e muito mais. Além disso, não há restrição e pode ser praticado até por crianças, gestantes e idosos, o que só amplia o seu leque de opções.

O bacana de se abrir um estúdio dentro de uma academia é que você pode aproveitar a cartela de clientes existentes e conquistar mais adeptos em curto prazo.  Entre outras vantagens, adicionar mais uma opção de treinamento é sempre bom para aumentar as chances de atrair pessoas para seu espaço e consequentemente, lucrar mais, ou mesmo aumentar o ticket médio por pessoa. Não tenha medo de perder alunos de outras atividades para o Pilates. O método é único e traz resultados muito diferentes.

O mercado, cada vez, utiliza o Pilates como complemento a outras atividades ou como preparação para atividades esportivas, como corrida, caminhada, ciclismo, box, fisiculturismo, etc. Isso porque o método é capaz de criar uma boa base e preparar o corpo para ele suportar as cargas relativas a cada esporte em específico.

Faça uma pesquisa de mercado na sua região. Ligue para as academias existentes e descubra quantas oferecem Pilates e como trabalham. Inspire-se, mas crie a sua própria forma de trabalhar. Oferecer pacotes pré-prontos, para diferentes objetivos e”casados” com as atividades que você já possui à disposição na sua grade, pode ser uma excelente alternativa para se diferenciar e se destacar no mercado. Pense sobre isso e depois divida com a gente o seu sucesso.

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Estou montando um stúdio dentro de uma academia, e lendo a várias de suas matérias fiquei até mais animado e confiante, pois além de motivadoras nos orientam em vários aspéctos. Parabéns a toda equipe Negócio Pilates!