Gestão de pessoas no estúdio de Pilates   

O tema pode parecer batido, mas é de suma importância para o sucesso do seu estúdio de Pilates, tanto que a gente recorre a ele de vez em quando. Afinal, existimos com o objetivo de ajudar você, empreendedor, a impulsionar cada vez mais o seu negócio Pilates.

Escritores diferentes, de escolas e até de mercados diferentes trazem olhares e abordagens distintas e podem, sim, acrescentar – e muito – na nossa incessante busca pelo que há de melhor para a administração do estúdio. Vem com a gente e aprenda um pouco mais sobre a Gestão de pessoas no estúdio de Pilates.

Hoje, as dicas são do Mauro Bezerra, colaborador do GymPass.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, o que irá diferenciar a sua academia, estúdio, box ou escola de todas as outras são as pessoas que nela trabalham e podem ou não prestar um serviço com excelência e qualidade. Ter uma equipe de colaboradores satisfeitos, felizes e motivados está diretamente ligado a grandes resultados!

As empresas não crescem sozinhas, elas dependem das pessoas! Por isso, dedique-se a elas!

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1 – Dedique-se a encontrar a pessoa certa!
O primeiro ponto que é necessário pensar e dedicar muito tempo é a escolha de talentos. Escolher a pessoa correta para a função aumenta muito a eficiência em seu estúdio ou academia. A pessoa certa é aquela que tem a combinação exata de conhecimento, experiência e características comportamentais que se encaixam no perfil do seu negócio e no seu jeito de trabalhar.

Além disso, a escolha correta da pessoa reduz o turn over de seu estúdio ou academia, o que faz com que você não precise regularmente treinar novas pessoas e passa a ter tempo para recapacitá-las e, dessa maneira, melhorar o nível de serviço e, consequentemente, seu resultado.

2 – Dê um propósito!
Depois de escolher as pessoas certas é importante dar um propósito para elas – elas tem que saber o porquê de fazer o trabalho. As pessoas precisam acreditar no mesmo propósito que o dono do estúdio ou academia, saber quais são seus objetivos, como ele pode influenciar a sociedade (seja de forma global ou local).

Compartilhe seu sonho e venda seu estúdio ou academia de forma inspiradora! Só assim os colaboradores se envolverão na empresa de uma forma a serem eficazes o suficiente e, muitas vezes, superar as expectativas em suas tarefas.

3 – Mostre toda a engrenagem!
O sentido de pertencimento, de saber a importância de seu trabalho, faz com que as pessoas se dediquem mais e estejam mais motivadas a entregar seus resultados. E é muito importante que cada colaborador saiba seu papel e que o resultado do todo depende da dedicação de cada um.

A ideia de fazer parte de um grupo e de saber que seu trabalho contribui para o sucesso de uma organização é de extrema importância para o ser humano.

4 – Seja transparente e justo
As pessoas não querem privilégios, elas querem ser tratadas de forma transparente e justa. Os privilégios quebram a confiança e geram impactos negativos nas relações pessoais dentro da academia e, consequentemente, nos resultados.

A justiça e a transparência geram confiança, que é a plataforma em cima da qual se pode construir excelência

5 – Escute seu time!
Escutar o que as pessoas tem a dizer traz muitos benefícios! Primeiro porque elas se sentem importantes e valorizadas.

Segundo, as pessoas podem trazer situações que passam no seu dia a dia, que muitas vezes o gestor do estúdio ou academia não sabe. Por exemplo, a recepcionista pode estar com problemas estruturais na recepção (a cadeira não está boa, o computador está travando e etc) e muitos clientes falam sobre alguma sugestão e/ou reclamação com os professores e recepcionistas e não vão até os gestores .

Terceiro: Acredite! Muitas vezes uma solução para um problema ou uma ideia incrível vem de onde menos você espera!

6 – Seja o exemplo!
Sabe aquela história de liderar pelo exemplo? É verdade!

Não espere que as pessoas se comportem de uma maneira diferente da sua. Coloque toda sua energia para fazer acontecer que as pessoas irão atrás de você! Esteja disponível e presente para sua equipe.

7 – Delegue!
O gestor não precisa se envolver em cada detalhe dos projetos e atividades do estúdio ou academia. Se todos estiverem bem alinhados com os objetivos a serem alcançados e bem preparados para exercer suas funções, os resultados serão alcançados.

Além disso, as pessoas se sentirão mais importantes e parte envolvida no processo.

8 – Dê feedback!
Reúna-se com frequência com sua equipe para mostrar o que você está pensando sobre o trabalho desenvolvido até ali. Elogie o desempenho satisfatório e mostre os pontos que ainda devem ser melhorados.

Elogie individualmente em público e critique em particular!

9 – Celebre as conquistas!
Se a sua equipe alcançou uma meta ou solucionou aquele problema que parecia impossível, é preciso celebrar! Você não precisa fazer nada extravagante, pode apostar em um café da manhã ou happy hour. Até um elogio formal, com cópia para todo estúdio ou academia, pode ser uma maneira eficaz de agradecer o esforço do seu time.

10 – Conheça cada pessoa de sua equipe!
Lembre-se que antes de qualquer coisa, seus colaboradores tem famílias, amigos, problemas e etc. É muito importante que conheça a realidade de cada um.

Uma simples pergunta se o filho de seu colaborador melhorou do resfriado ou de como foi a viagem do fim de semana faz toda a diferença. Mostre que se importa com eles.

Tenha certeza que uma pessoa tranquila em sua vida particular será uma pessoa mais feliz e produtiva em sua vida profissional!


Mauro Bezerra

Mais de 20 anos de experiência no mercado fitness, onde trabalhou como gestor de grandes redes no Brasil. Possui duas pós graduações técnicas na área de fitness e MBA em Gestão de Recursos Humanos. Foi consultor de negócios fitness e conferencista em cursos, seminários e congressos no Brasil.