Guia de cores para o estúdio

O final do ano já está batendo às portas. Que tal planejar a mudança de visual do estúdio para começar 2019 com as energias revigoradas? Um embelezamento no ambiente é sempre muito benéfico, podendo causar um grande efeito motivacional. Quer melhor forma de fazer isso do que modificando as cores? Além de ser muito fácil, e de evitar grandes transtornos e sujeiras, costuma ter um baixo custo. Outra coisa legal é que, com um pouco de habilidade e disposição, você mesmo pode realizar as alterações no seu espaço. Acompanhe nossas dicas:

Você sabia que as cores são capazes de despertar diferentes sensações nas pessoas, de acordo com a forma como são combinadas? Elas podem motivar, dar mais energia, influenciar o humor, refletir personalidades, renovar e dar vida a qualquer ambiente.

Antes de começar a transformação

É importante saber que um processo completo de pintura envolve preparação da superfície, aplicação de fundos, nivelamento e por último a pintura propriamente dita. Siga corretamente essas quatro etapas para garantir um trabalho perfeito, com bom acabamento e maior durabilidade.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Lembre de retirar quadros, parafusos, espelhos de tomadas e interruptores. Observe como está a superfície que será pintada e elimine possíveis partes soltas, infiltrações de água, poeira, e etc.

Aplique fita adesiva em todas as partes que não serão pintadas, como rodapés, molduras de janelas e batentes de portas. Afaste os móveis e aparelhos das paredes e proteja-os com lona plástica.

Atente para a qualidade do pincel, que tem efeito direto na qualidade do acabamento e na facilidade com a qual a tinta é controlada e aplicada. Os pincéis com cerdas escuras são recomendados para aplicação de tintas à base de solvente, como esmalte, tinta óleo e verniz, e os de cerdas grisalhas são indicados para aplicação de tintas à base de água, como as acrílicas. Os rolos são ideais para áreas grandes, como paredes ou tetos.

Abuse das cores para alterar a configuração do ambiente. Se o espaço do estúdio for estreito e comprido, use uma cor mais forte, como amarelo, laranja ou um verde mais vivo, na parede menor. Assim, essa parede parecerá mais próxima, deixando o espaço mais quadrado. Caso o ambiente seja quadrado e a intenção é deixá-lo visualmente mais retangular, aposte em um tom de azul ou verde mais escuro e queimado. As cores mais escuras tendem a ‘afastar’ os planos.

Considere o tamanho do ambiente no momento de escolher a cor. Para espaços pequenos, prefira tons claros, que ampliam as dimensões. Locais de proporções reduzidas com cores escuras tendem a parecer ainda menores.

Coordene as cores das paredes com o restante da decoração. Móveis de madeira ou em tons de cinza e marrom, por exemplo, ajudam a neutralizar tons fortes nas paredes.

Lembre que as cores têm poder: elas são capazes de elevar a autoestima e o bem-estar, bem como aliviar a angústia e o estresse, características condizentes com um estúdio de Pilates . Por meio delas, ainda é possível equilibrar e harmonizar os ambientes com estratégias para cada espaço, de acordo com o tamanho e a proposta de decoração. A psicologia da cor é aplicada para que a escolha de cada tonalidade possa despertar diferentes experiências sensoriais, como transmitir calma e leveza. Abaixo, veja como usar as cores neutras no estúdio.

Cores neutras no estúdio de Pilates

Se a ideia é focar nas cores neutras nas paredes, pode-se explorar um universo lúdico e criativo nos acessórios e objetos de decoração. Há algum tempo, os tons de cinza são o ‘novo bege’, sendo a grande aposta para manter o ambiente clean, leve e agradável. Do cinza claro ao cinza chumbo, a variedade de tons se mantém entre o branco e o preto, demonstrado a estabilidade e neutralidade da cor.

Estão em alta desde o cinza mais claro até o imponente cinza chumbo, ou seja, é uma tendência entre o branco e o preto e você pode usar sua imaginação e bom gosto para fazer desta uma decoração única e maravilhosa.

Vendo os tons cinza por meio da cromoterapia, eles representam uma maior conexão com a terra, deixam o ambiente propício para tomadas de decisões seguras e a manter os pés no chão. Além de nos dar uma dimensão confortável, os tons de cinza deixam a sensação de estarmos usufruindo de um espaço sempre limpo e organizado.

Cores vibrantes

Opte por utilizar cores vibrantes em detalhes, como em uma parede pequena, uma coluna ou um mural, por exemplo. Cores fortes em demasia tornam o ambiente monocromático e cansam a vista. Lembre-se que os clientes do estúdio estão em busca de paz, bem-estar e qualidade de vida.

Os equipamentos e acessórios devem estar em harmonia entre si e com o tom das paredes. Mas não é recomendado repetir os mesmos tons nos tapetes, cortinas e móveis de apoio. Por exemplo: se sua sala é branca e o estofado dos equipamentos verde limão, não repita esse verde nas cortinas, tapetes ou cadeiras. Deixe esses itens neutros.

Além disso, fique atento na hora de escolher os acessórios como bola, rolo e flex band. As cores devem estar em harmonia com os outros itens do ambiente.

Conhecendo as cores

Azul
A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade. Sendo uma cor fria, por vezes é associada à monotonia e depressão.

Verde
Esta é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também está relacionada com conceitos como saúde, dinheiro, vitalidade e juventude. Muitas vezes é usada em ambientes para ter um efeito calmante.

Amarelo
Utilizada para passar a sensação de luz e calor, o amarelo estimula o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo e jovialidade.

Roxo
O significado da cor roxa está muitas vezes associado à espiritualidade, mistério e misticismo. Esta cor é obtida através da mistura do azul e vermelho e costuma ser usada para transmitir melancolia.

Rosa
É a cor do romantismo e da delicadeza, sendo mais associada ao mundo feminino. Os diferentes tons podem ter significados diferentes, mas normalmente esta cor é usada para se referir ao amor e à inocência.

Vermelho
Esta cor quente transmite muita energia e simboliza a paixão e amor. É uma cor forte e por isso muitas vezes também pode ser associada ao poder e violência. É conhecida por estimular a circulação e melhorar a autoestima.

Laranja
É criada misturando vermelho e amarelo e transmite alegria e vitalidade. Também pode significar sucesso e prosperidade. Transmite entusiasmo, mas quando usada em exagero pode causar ansiedade e desgosto.

Marrom
Considerada a cor da terra, o marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. Além disso, também é relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.

Cinza
Esta cor neutra corresponde à estabilidade, solidez e ausência de emoções. Muita vezes é usada para representar elementos sofisticados. Apesar disso, para algumas pessoas associam o cinza à solidão, depressão e tristeza.

Branco
Representa a paz, a purificação, inocência e a clareza. Também é reconhecida como uma cor que transmite calma e ajuda a atingir equilíbrio. Na cultura ocidental representa alegria, enquanto na oriental está relacionada com o luto.

Preto
A cor preta é obtida quando ocorre a absorção de todas as radiações do espectro solar. Esta cor está relacionada à morte, solidão e isolamento. Além disso, também é considerada uma cor sofisticada e elegante.

Agora que você já conhece um pouco das sensações que cada cor costuma traNsmitir, escolha as que melhor combinam com o s eu estilo e com a cara do seu estúdio e boa pintura!