INSPIRE-SE COM RENAN POZZI

1- Quando Você se interessou pelo Pilates e o que motivou abrir seu próprio estúdio?

O primeiro contato que tive com Pilates foi na faculdade, onde eu tive uma aula apenas, um professor convidado e trouxe a esposa dele para dar uma aula para a gente. Gostei do método, mas não tocou muito meu coração porque foi muito superficial a aula. Após formado, fiz mestrado e, no começo do doutorado, a minha namorada na época trabalhava com Pilates e foi onde comecei a ter muito mais contato. Ali eu vi um método diferente do que foi apresentado para mim na faculdade e começou a brilhar meus olhos, tanto é que fiz o curso de Pilates e logo que terminei já comecei a ministrar aulas, e em dois meses, praticamente eu paguei minha formação. Agenda cheia, isso foi muito motivador e, a partir daí, olhando os estúdios onde trabalhei, eu falei “eu quero também abrir o meu estúdio”; isso foi em 2014, lá quando fiz o curso, e somente em 2019 eu mudei para Santos e aí, com a minha atual esposa, resolvemos criar um ambiente multidisciplinar.  Ela como terapeuta ocupacional, eu como profissional de educação física e mais uma fisioterapeuta, que atenderia conosco, nós abrimos um espaço onde tinha isso de Pilates e um consultório da fisioterapia e terapia. Então, finalmente, eu abri o meu próprio estúdio em 2019. De 2014 para 2019 eu fui observando e conhecendo o que os estúdios tinham em comum, vendo e criando experiência para finalmente abrir meu estúdio. Eu não me arrependo de nada, nenhum pouco disso.

 

2 – Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou ao montar seu estúdio de Pilates e como a superou?

A maior dificuldade que tive ao abrir o instante Pilates foi a captação de clientes de pacientes de alunos na época eu estava trabalhando na Universidade Federal de São Paulo como professor visitante então era um encargo de um ano que fiquei dois anos então foram dois anos na universidade pública e com concomitantemente eu estava nesse estúdio de Pilates então eu tive que administrar a energia de um estúdio ministrar no estúdio captar clientes e estar na universidade. Então, as duas maiores dificuldades foram captar clientes, escolher e ter profissionais capacitados trabalhando comigo e até hoje isso é uma dificuldade que eu tenho, de achar profissionais capacitados para trabalhar aqui comigo no estúdio. Hoje nós aplicamos já temos aí uma rede grande de alunos de profissionais que trabalham conosco e como que solucionei isso no estúdio a partir do momento em que você coloca energia em algum lugar isso expande então a partir do momento que coloquei energia no estúdio começou a expandir, as pessoas começaram a trazer outras pessoas e, além disso, recentemente eu tenho usado tráfego pago pelo Instagram e Facebook para aquisição de novos clientes.

 

 

3- Pode compartilhar um momento de desafio ou obstáculo que tenha enfrentado ao longo da jornada como empreendedora de um estúdio de Pilates? Como Lidou Com Isso?

Eu acho que o maior desafio empreendedor é você: se você estiver sozinho no seu espaço é captar alunos gerenciar o espaço ser o secretário secretária ser o professor receber emitir nota declaração enfim, você é uma “empresa” então acho que isso é uma dificuldade de todo mundo que começa porque na área da saúde a gente não tem empreendedorismo na faculdade isso é uma dor muito comum das pessoas como gerir um negócio. As pessoas acham que vai ser fácil, que é só comprar os equipamentos e isso vai dar certo; acho que vai muito, além disso, né? No sentido, é muito mais difícil do que parece, mas é muito mais prazeroso também. A partir do momento em que você entende que você tem uma empresa e a partir disso você tem clientes, eles pagam, você oferece serviço e que você tem todo um bastidor por trás, aí você começa sair da “empresa” para uma empresa. Contratar pessoas começa a delegar funções e a partir daí você começa a crescer e aí você não para porque você contrata a secretária para fazer a função que você fazia e aí você com energia que você estava despendendo ali você faz mais captação aí você anuncia para novas pessoas você traz mais alunos você contrata mais professores, então a partir do momento que você entende que seu tempo é limitado e que trazendo pessoas para fazer o que você é estava fazendo você começa a entender que o negócio ele é um negócio não é só de Pilates ou só dar aulas é muito mais.

 

4- O que difere o seu estúdio de Pilates dos Outros? Quais são os principais valores ou princípios que os norteiam?

Nós trabalhamos uma ética, nós trabalhamos com aulas personalizadas e eu acho que o que mais difere o nosso estúdio é a personalidade que trouxemos aqui para nossa empresa. Nós cuidamos de pessoas, não somente ministrar aulas de Pilates. O Pilates é uma ferramenta juntamente com outros conhecimentos que nós temos para lidar com as pessoas, para tratar as pessoas. Não tratamos uma artrose, a gente trata uma pessoa com artrose; a gente não trata uma discopatia, a gente trata uma pessoa que teve um problema na coluna e que tem uma discopatia. Então, a maior sacada que a gente teve foi lidar com pessoas e não com doenças.

 

5- Como você promove o seu estúdio de Pilates e atrai clientes? Existem estratégias de marketing ou abordagens específicas que funcionaram bem para você?

Sim, o que eu já comentei é que isso é uma dificuldade que todos os estúdios têm, todos os negócios, tanto físicos quanto on-line, têm, que é a captação de pessoas / alunos / clientes para o seu negócio. Hoje nós temos uma estratégia de marketing desenvolvida por nós onde fazemos a captação de novos alunos através das redes sociais. Então, por meio de uma autoridade no on-line que criei dentro do Pilates ao longo desses quatro anos de redes sociais, divulgamos o estúdio por meio de tráfico pago e as pessoas vêm até nós conhecermos o estúdio por conta disso.

 

6- Quais conselhos você daria a alguém que está pensando em abrir seu próprio estúdio de Pilates?

Dois conselhos que daria para essa pessoa. Primeiro, que ela trabalhasse em alguns estudos de Pilates pelo menos para ver o que acontece e analisar o que acontece, ver as dificuldades do que os donos passam. Para analisar se é isso mesmo que ela quer. Segundo: estudar empreendedorismo e marketing. Quais os papéis dentro da sua empresa? E por último, você precisa estar no negócio, como o próprio ditado já diria: “o negócio só cresce se você estiver presente”. Seja exemplo dentro da sua empresa.

 

7- Como você se mantém atualizado sobre as tendências e desenvolvimentos na área dos Pilates? Há alguma fonte de inspiração ou influência que você gostaria de compartilhar?

Estar dentro do grupo seleto de embaixadores da MetaLife é muito importante, pois estamos em contato direto com as maiores referências de Pilates do Brasil. Tendências de marketing também são relevantes e essenciais.

 

8- No que diz respeito ao bem-estar e à saúde, como você vê a Importância dos Pilates na vida das pessoas? Quais benefícios ele oferece?

Existem inúmeros benéficos já comprovados cientificamente, como:

  • Alívio de dores, do equilíbrio e da qualidade de vida.
  • Aumento da flexibilidade e mobilidade.
  • Ganho de força e massa muscular.
  • Melhora da consciência corporal e coordenação motora.
  • Aumento do gasto calórico, para auxiliar no emagrecimento.
  • Ganho de energia e disposição.
  • Melhora da postura e respiração.
  • Redução da ansiedade e do estresse.
  • Melhora da hipertensão arterial.
  • Melhora da qualidade do sono.

Eu gostaria de deixar uma frase que eu gosto muito que está intimamente ligada ao Pilates: O movimento cura.

Pilates é um divisor de águas na vida das pessoas.

 

9- Você poderia compartilhar uma história inspiradora de um cliente que tenha alcançado resultados significativos por meio do Pilates em seu estúdio?

A primeira pessoa que me veio na cabeça foi uma aluna que teve problemas nos dois joelhos e ela fez cirurgia em um deles (está nesse momento fazendo no outro joelho) e após 6 a 8 semanas nos devolvemos a autonomia para ela. Ela entrava e saia sem auxílio. Temos diversas histórias de superação, inclusive como já foi citado que o Pilates é um divisor de águas na vida, histórias bem-sucedidas de dor crônica, de cirurgia de coluna, pós-tratamento de câncer e vários tipos de tratamento que conseguimos colaborar para a melhora da qualidade de vida desses alunos.

 

10 – A Escolha De Equipamentos De Qualidade Foi Uma Preocupação Para Montar O Seu Estúdio?

Com certeza. Além de trabalharmos cuidando das pessoas e não tratando doenças, a escolha dos equipamentos é essencial, pois nos traz segurança para trabalhar. Segurança para colocar o aluno em determinadas posições. Segurança em primeiro lugar e os equipamentos da MetaLife são excelentes, nunca tive problema com nada e eu tenho esse estúdio desde 2019.

 

11- A Qualidade do equipamento influência em uma aula mais produtiva? Quais benefícios você acha que traz?

Quando temos certeza de que o equipamento é bom, isso nos traz segurança e, com isso, o trabalho fica mais tranquilo. Não fico me preocupando se o equipamento vai aguentar esse ou aquele exercício, pois sei que é seguro e confiável.

 

12 – Você acha que atualmente o Pilates é mais popular do que antigamente? Qual é sua visão sobre isso?

Sim, com certeza. Cada vez mais, o Pilates tem sido reconhecido como um método eficaz e eficiente para melhorar a qualidade de vida e com as redes sociais. O método está sendo cada vez mais divulgado e com certeza está entre os melhores métodos de treinamento que existem.

 

13 – Após ter adquirido experiência como empreendedor, você acha que o Pilates é um bom negócio?

Sem dúvida. É um bom negócio, seja físico ou on-line. Não me arrependo até hoje de ter aberto meu primeiro estúdio e hoje já ampliamos duas vezes e estou muito feliz que me encontrei no método e que consigo ajudar as pessoas com ele, além é claro de ter uma carreira bem-sucedida, onde eu acredito que o Pilates foi um ponto de inflexão da minha trajetória profissional e pessoal.

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

Entre em contato conosco!