Líder estratégico do Pilates II – Em ação

Líder estratégico do Pilates II – Em ação

Confira a parte I deste artigo aqui.

Você já pensou no passado, no presente e no futuro da sua empresa, já sabe como está a cultura organizacional. Agora, mãos a obra. Abrace o seu, ou o projeto que foi passado para você, e pense como um líder. Conquiste as pessoas que farão parte do seu projeto, dialogue e, juntos, estabeleçam metas, não esquecendo como um líder deve ser:

Entusiástico

Sim, você deve demonstrar entusiasmo. Os projetos que vi gerarem resultados rápidos foram aqueles em que o líder demonstrava muito entusiasmo. O entusiasmo é uma atitude mental positiva, torne-o uma prática, adote o hábito de praticá-lo nas conversas com seus colegas de trabalho e também com seus familiares e amigos.

O líder estratégico construindo o relacionamento com o time

Nos projetos de consultoria que executei, as melhores práticas que vi foram de uma relação de confiança e comunicação aberta entre a equipe e o gestor responsável pela área. Entenda que seu time sempre refletirá o que recebe de você, do líder. Quero lhe fazer algumas perguntas: como está o seu time? Observe o seu ambiente de trabalho: ele é agradável? São os ambientes agradáveis que favorecem a alta performance. A sua empresa pode contratar excelentes colaboradores, pagar-lhes o melhor salário, mesmo assim estas pessoas pouco retorno darão à empresa. É o clima organizacional que favorece a entrega gratuita daquilo que ele tem de melhor: criatividade, disposição, interesse, engajamento e alegria.

O líder estratégico ”vendendo”

Isso mesmo. O líder deverá ser o melhor ‘’vendedor’’ da empresa. Em minha análise, vender significa adquirir CONFIANÇA de alguém, sim, para alguém comprar o seu serviço ele terá que ter confiança nele, caso contrário ele não irá adquirir, e quem deverá ser o melhor vendedor da empresa? O líder, pois ele é quem dispõe da melhor condição de transmitir confiança a equipe e clientes.

Como você constrói a meta de ‘’vendas’’ da sua equipe? Vejamos, você analisa os números dos meses anteriores, mudanças previstas no mercado, lançamento de novos métodos, seu feeling, e aumenta 10%, pois o resultado precisa melhorar, ok? Normalmente é isso mesmo, e depois você senta com o seu funcionário e pergunta qual a meta dele para o mês. Este momento é fundamental, antes de passar a meta para ele, pergunte qual a meta que ele fez para si, pois todo profissional deve ter a sua meta pessoal. Analise se a meta que você estabeleceu para ele é maior, quais as razões que levaram você a estabelecer determinada meta. Exemplo dois, se a meta que ele lhe apresentar for maior que a sua, diga o quanto está feliz por saber que ele pretende superar a meta que você estabeleceu e que você está contente com relação aos números que ele pretende atingir. Veja que o objetivo é que ele estabeleça a meta, assim ele terá mais responsabilidade em atingir.

Premiação, é muito importante que a equipe esteja unida com o objetivo máximo da empresa e que você passe para todos quais são os objetivos da empresa para aquele mês, é a forma de unir todos no mesmo objetivo, utilize a meritocracia. De que forma? Com o objetivo da empresa sendo atingido, premie a equipe, faça eles entenderem que todos jogam juntos e não sozinhos, e que meta atingida é bônus gerado. Tenha metas mensais, trimestrais e semestrais. As metas sendo alcançadas geram uma receita extra, essa receita é distribuída em forma de bônus para a equipe, e distribuída de forma igual para todos.

Para finalizar, procure líderes para se espelhar, busque o que há de positivo neste líder. Um dos segredos que posso contar para você é que nem todos os líderes tem o dom da palavra, mas todos tem o dom da ação. Pense nisso!

Luiz Bagattini
Consultor, Gestor comercial, criou o programa BIKE de gestão comercial, Diretor do grupo Bagattini, Diretor da Bagattini Consultoria e assessoria comercial.

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