Luz, clima e espelhos no estúdio de Pilates!

A luz é essencial para a ambientação do estúdio. Uma boa iluminação pode oferecer sensação de bem-estar e conforto ao praticante, além dos estímulos e motivações necessárias à prática do método.

Para quem está pensando em montar seu próprio estúdio, ou dar aquela repaginada, para atrair cada vez mais alunos e manter os atuais, uma das palavras de ordem é aconchego. Um espaço acolhedor faz com que os alunos se sintam à vontade e queiram sempre voltar. E cada detalhe dentro de um estúdio é importante para a conquista dessa harmonia do ambiente, a fim de transmitir essa sensação de bem-estar. Mas a luz é um dos principais. Ela ajuda a valorizar os espaços, aumentar a produtividade e, como já dissemos, ajuda na motivação para a prática dos exercícios e na criação dessa atmosfera ideal. 

A luz ideal

Studio Fernanda Miranda

Na hora de planejar, pense na disposição dos focos de luz: eles não devem estar diretamente sobre os equipamentos, mas iluminando a sala de maneira uniforme. Para seguir o ritmo da aula, que passa por estágios de maior vibração até o relaxamento final, um dimer é uma boa opção para regular a intensidade, conforme os estágios do treino.

Você sabia que a iluminação pode influenciar no desempenho dos alunos? Um bom projeto pode ajudar a melhorar a disposição, o bem-estar e até mesmo a frequência dos alunos. Não é para menos: a luz está diretamente conectada com liberação de energia e produtividade. Como não é todo mundo que tem disposição de sobra para ir se exercitar, então, qualquer ajuda é válida!

O que não faltam por aí são estúdios, por isso é bem importante procurar artifícios para se destacar entre os concorrentes, seja para atrair ou para fidelizar mais alunos. 

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Economizando luz

Para economizar com energia elétrica, a principal dica é a utilização de lâmpadas de LED. Quando comparadas com outros modelos, elas são mais econômicas. O investimento inicial costuma ser bem maior, mas elas são bem mais sustentáveis e duram muito mais do que as lâmpadas comuns. 

Usar e abusar da luz natural é outra maneira de contribuir com o meio ambiente e economizar energia elétrica. Se possível, opte por salas de vidro ou grandes janelas. Outra alternativa é instalar sensores de presença nos banheiros, vestiários e áreas externas.

Clima

Para manter o seu estúdio mais aconchegante e atrativo, o clima também deve ser prioridade. Assim como a luz, ele interfere diretamente no desempenho do aluno. É importante ter climatização tanto no frio quanto calor, pois uma temperatura agradável possibilita melhor rendimento. Um bom ar resolve. No caso dos ventiladores, o ideal é que sejam silenciosos e bem distribuídos. Ah, e limpos constantemente – diariamente, se possível. Nada mais feio do que hélices carregadas de pó, não é mesmo?

Espelhos

Outro fator essencial num estúdio são os espelhos. Eles servem para dar mais amplitude ao ambiente, mas não devem ser usados em toda a sala. Os espelhos precisam ser colocados em locais estratégicos para uso do professor. Assim ele consegue obter mais dinâmica na visualização da postura do aluno. Durante a execução dos exercícios, o professor pode solicitar ao aluno que corrija a sua postura exemplificando no espelho.

Os espelhos no Feng Shui

Quem gosta de Feng Shui sabe que espelhos de corpo inteiro são usados para atrair riqueza. Espelhos têm uma atmosférica mágica e o uso desse objeto na decoração ainda confere requinte e charme. Além de ampliar os ambientes e aumentar a luz do ambiente, os espelhos também podem melhorar muito a energia do local.

Espelho em frente à porta não é aconselhável de acordo com o Feng shui, porque é pela porta que entram os clientes, as vendas, as oportunidades e boas energias. Quando um espelho está em frente à porta, a energia entra, bate no espelho e é expulsa. Ou seja, você estaria jogando fora a prosperidade.

Espelho na lateral é muito positivo. Confere a sensação de estar em um ambiente grande, vendendo mais e prosperando mais.

Espelho ao lado da entrada ou da porta para atrair boas energias, oportunidades, vendas, clientes e sorte. Coloque um espelho na lateral da entrada a 90° em relação à porta. O mágico objeto irá refletir a porta aberta, todos e tudo que entram por ela, inclusive as boas energias.

Espelho ao lado do caixa é muito positivo. Tenha um espelho no balcão onde o cliente faz o pagamento ou no caixa do estúdio. Ao refletir o caixa, você estará dobrando as vendas e a entrada de dinheiro.

O espelho é considerado uma das “Nove Curas” dentro do Feng Shui. Ele pode ser usado para redirecionar a circulação de energia Chi em um ambiente. Ajuda a aumentar espaços muitos estreitos e pequenos. Ajuda a iluminar locais muito escuros quando colocado em locais que refletem um luminoso ou uma janela iluminada. Pode ser usado para isolar um ambiente de um problema energético.

Claro que tudo é simbologia. Podemos pôr um espelho simples ou convexo, como também podemos usar um Ba-gua com espelho no centro e colocá-lo acima da porta de entrada, que irá proteger o estúdio e os alunos.

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

PUBLICIDADE
Máscaras personalizadas Metalife
Máscaras personalizadas Metalife
Máscaras personalizadas Metalife
Máscaras personalizadas Metalife