Marketing estratégico para estúdio de pilates

Como criar estratégias de marketing?

Diante da demanda e do crescimento do segmento, como criar estratégias de marketing para fidelizar a clientela e atingir o sucesso diante de tamanha oferta de academias e estúdios de Pilates na atualidade?

Quando tomamos como pressuposto que o marketing norteará a empresa, no sentido de satisfação mercadológica e na elaboração de estratégias, criando valor e satisfazendo os clientes, o estúdio de Pilates tornar-se-á competitivo e diferenciado. Não só no produto, mas no tratamento humano.

Quando tratamos dos benefícios do Pilates, vemos que, aqueles que necessitam de cuidados, precisam encontrar um local onde praticar atividade física de forma orientada, satisfatória, prazerosa e produtiva, trazendo na realidade aderência que perdure.

Venda os benefícios do Pilates

O método pilates vem sendo utilizado no tratamento de patologias relacionadas à coluna vertebral, trazendo entre outros benefícios, a melhora das funções e da dor do paciente. Por meio de exercícios que podem ser realizados no solo ou em equipamentos, com auxílio de acessórios como bola, halteres e caneleiras, é possível proporcionar aumento de força dos músculos estabilizadores da coluna, melhora da flexibilidade da cadeia posterior e maior resistência muscular do corpo num todo. (OLIVEIRA, 2013, p.624).

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Sendo assim, podemos entender que o método Pilates, além de proporcionar prazer, saúde e bem-estar para aqueles que desejam condicionamento físico, também melhora significativamente a vida de pacientes com lesões dolorosas e traumáticas. Por isso, os estúdios de Pilates estão cheios. Além disso, as recompensas são inúmeras: satisfação, vida saudável e rendimentos aos empreendedores.

Criando diferenciais

Para quem pretende abrir um estúdio de Pilates, muitas coisas precisam ser pensadas, antes de se mergulhar no negócio. Isto quer dizer que, antes de trabalhar com o método Pilates, é claro, primeiramente deve-se estar formado para tal. Em segundo, perceber que o trabalho exigirá dedicação e responsabilidade no trato. Pois seus clientes serão, muitas vezes, pessoas com lesões graves, acidentados, ou terão outros problemas que exigirão do profissional de Pilates um afeto no tratar e no conduzir os exercícios de reabilitação.

Marketing de relacionamento

No marketing estratégico para estúdios de Pilates, precisamos observar o que Cobra e Franceschini (2012) afirmam, que o diálogo entre empresa e cliente proporciona oportunidades de melhorias e de novos produtos. Além de estabelecer fidelidade, de conquistar novos clientes e novas vendas. Tudo isso agrega valor à empresa, a faz crescer, amplia sua marca e, principalmente, finca raízes profundas no sentido de construir um perfil onde, em momentos difíceis, resiste as tempestades  e as crises em pé.

Comprometa-se!

Cialdini (2012, p. 21) afirma que “está provado que, quanto maior o esforço envolvido num compromisso, maior será sua capacidade de influenciar as atitudes da pessoa que o assumiu”.

Ou seja: além de gostar do que faz, se comunicar com seus clientes para receber um retorno sobre seu trabalho, ainda existe a questão de que devemos ter um compromisso. Com a marca, com o cliente, com os fornecedores, com toda cadeia de relações que haverá entre o estúdio de Pilates.

Dessa forma, irá gerar capacidade de influência, no sentido de poder satisfazer para obter resultados positivos.

Perfil x sonho

Em que você se destaca? No que você é bom? Quais as suas vantagens competitivas? Você é estudioso, é um sujeito focado, determinado, é responsável, sabe trabalhar sob pressão, aprende rápido, gosta de acordar cedo, é fluente em algum idioma estrangeiro, é comunicativo, é sociável? A resposta para estas perguntas é fundamental para saber se aquilo que você imagina ser seu sonho está condizente com o seu perfil. (BORDIM FILHO, 2013, p. 18)

É imprescindível que, compreendamos que mudanças serão necessárias, começando em nós mesmos, isto para compreendermos o que Tiba (2006, p. 50) nos orienta: “Não olhe as pessoas só com os olhos, mas olhe-as também com os olhos delas”.

Assim, não só devemos usar os olhos e o coração, mas precisamos nos colocar no lugar daqueles que necessitam de algum tipo de atendimento especializado. Para sabermos suas necessidades tanto físicas quanto no sentido mental, isto devido à grande fragilidade do ser humano nos dias de hoje.

Reflita sobre suas batalhas perdidas e gerencie as próximas, para que o caminho que foi tomado anteriormente seja de alguma forma corrigido e o resultado seja diferente. Capacite-se e desenvolva-se profissionalmente antes de prestar qualquer tipo de atendimento. Pois, só então, o estúdio de Pilates será construído com bases sólidas, e assim, sua marca persistirá.

Vanessa Molina
Profissional de Educação Física
Gestora do estúdio Pilates Vanessa Molina

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
OLIVEIRA, L. C. O método Pilates no tratamento de espondilolistese traumática em L4-L5: estudo de caso. Fisioter. Mov. Curitiba, v.26, n.3, p. 623-629, jul./set. 2013.
COBRA, M.; FRANCESCHINI, A. Se eu fosse você, o que eu faria como gestor de Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CIALDINI, R. B. As armas da Persuasão – Como influenciar e não se deixar influenciar. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
BORDIN FILHO, S. M. Marketing pessoal: dez etapas para o sucesso. 1. ed. – Rio de Janeiro: Best Seller, 2013.
TIBA, I. Educação & Amor. São Paulo: Integrare Editora, 2006.

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