Música influencia no desempenho da atividade física

Segundo pesquisas, ouvir música durante a atividade física pode melhorar expressivamente os resultados. Por quê? A batida da canção motiva e relaxa os alunos durante as aulas. Portanto, selecionamos algumas dicas pra você não errar na escolha das músicas. Confira.

Segundo o professor de Educação Física, Erivaldo Hildefonso Moreira, diretor técnico da Run For Win Assessoria Esportiva de São Paulo, “ao realizar exercícios ouvindo música sofremos alguns processos psicofisiológicos. Essas alterações são perceptíveis na frequência cardíaca, na motivação e no rendimento”.

Não é difícil perceber o quanto a música está associada à atividade física, não é mesmo? A música motiva, afasta o tédio e a ansiedade e torna a atividade física muito mais prazerosa. Além disso, a música tem o poder de tirar a atenção da fadiga, das dores e do cansaço. Uma das vantagens é que o aluno ficará focado somente nas próprias sensações, driblando o cansaço e a dor.

Como consequência, a percepção da capacidade física aumentará e a intensidade de execução será maior, ampliando assim o desempenho no treino.

E o bacana é que as canções que têm maior apelo emocional funcionam como um catalisador das reservas de energia e ajudam a melhorar a concentração durante a aula.

Isso acontece porque a música ativa o centro de prazer do cérebro, liberando dopamina e causando uma sensação de bem-estar. Por causa disso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparadores físicos como tratamento de diversos problemas, o que tem trazido ótimos resultados.

Vale lembrar que, se a atividade é de maior intensidade, prefira músicas mais agitadas. Já as atividades mais lentas pedem músicas mais calmas.  Caso contrário, os efeitos da música podem ser prejudiciais ao treino, causando desconforto e a queda de rendimento dos alunos.

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

Entre em contato conosco!