Novidades para as aulas de Pilates: TOTAL BARRE

Novidades para as aulas de Pilates: TOTAL BARRE

Integrando música, Pilates, ballet e fitness, o TOTAL BARRE pode tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas.

Com a barra, é possível realizar exercícios fitness, como agachamento, afundo e flexão de braços, e também movimentos básicos do ballet, – plié, relevé e o grand battement, por exemplo.

O TOTAL BARRE é um método que foi criado pela STOTT PILATES, desta forma, os princípios básicos deste derivam da escola canadense, que tem por base cinco princípios que prezam pela boa biomecânica e consciência corporal, agregando assim um sexto princípio, voltado para as necessidades da aula.

Os princípios são:

1 – Respiração;

2 – Posicionamento da Pelve;

3 – Posicionamento da Caixa Torácica;

4 – Estabilização e Movimentação da Cintura Escapular;

5 – Posicionamento da Cabeça e da Coluna Cervical;

6 – Posicionamento do Quadril, Joelho, Tornozelo e Pé.

A aula é dividida em 11 seguimentos que têm objetivos diferentes. Através deles, o corpo é trabalhado como um todo, sem sobrecarregar as articulações. A seguir, veremos alguns exemplos que podem ser aplicados na aula de TOTAL BARRE:

– Seguimentos 1 e 2: Aquecimento para a coluna e membros inferiores;

– Seguimentos 3, 4, 5 e 6:  Membros inferiores, membros superiores, parte anterior, membros superiores, parte posterior e abdução e extensão de quadril, também chamados “workouts” de grupos musculares diferentes;

– Seguimentos 7 e 8: Cardio legs e abdominais em pé, que são “workouts” para aumentar a frequência cardíaca;

– Seguimento 9: Panturrilha, quadríceps e adutores;

– Seguimento 10: Trabalho de solo, com abdominais, trabalho de costas e braço;

– Seguimento 11:  Novamente um trabalho realizado com mais calma.

Claro que nas primeiras aulas não serão aplicadas todas as coreografias, pois alguns exercícios são muito intensos para o início. A medida que os alunos vão se habituando às músicas e coreografia e com a melhora do condicionamento físico, o instrutor perceberá o momento certo de acrescentar uma nova sequência de trabalhos. Definindo a finalidade de cada seguimento, novas coreografias podem ser criadas, para manter a motivação dos alunos. Além disso, ainda existe a possibilidade de adicionar acessórios de Pilates nas aulas, para aumentar o desafio e a resistência dos exercícios.

O TOTAL BARRE é uma ótima alternativa para incluir em um estúdio de Pilates, pois utiliza apenas uma pequena barra – móvel ou fixa e certamente atrairá mais clientes, pois muitas pessoas desejam queimar calorias e se divertir ao mesmo tempo, e a prática faz tudo isso! Para muitas pessoas, a prática de atividades aeróbicas é uma tortura, mas é necessária e importante, e apenas o Pilates não gera um grande gasto energético. Unir as duas práticas pode ser perfeito para seus alunos!

Fernanda Avancini

Educadora Fisíca (O97351-G/SP), instrutora de Pilates, ZEN.GA e TOTAL BARRE (certificação internacional STOTT PILATES)

O que achou do TOTAL BARRE? Faça uma experiência do método em seu estúdio e conte pra gente os resultados!

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

©2023. Todos os direitos reservados.

Entre em contato conosco!