O banheiro do estúdio precisa ser adaptado?

O banheiro do estúdio precisa ser adaptado? É iniciante, vai começar um negócio próprio e está cheio de dúvidas? O Negócio Pilates ajuda você a responder todos os questionamentos.

Nosso leitor, Rafael Nunes Beltrame, enviou algumas perguntas pra gente. As dúvidas dele podem ser as mesmas que as suas. Portanto, fique atento as respostas da nossa especialista em Pilates, a consultora Angelisa Kurpel.

“Estou com dúvidas sobre o que a Vigilância Sanitária pede…qual a metragem ideal de um estúdio? Os banheiros precisam ser adaptados para portadores de necessidades especiais? Na minha cidade existe uma dificuldade muito grande de encontrar imóveis adaptados e com valor acessível a um empreendedor iniciante. Vi uma oportunidade de sublocar um espaço em uma clinica. Isso é permitido pela Vigilância Sanitária?”

Segundo nossa consultora, Rafael, a Vigilância Sanitária não costuma fazer grandes exigências. Mas isso depende muito de cidade para cidade. Vale enviar um e-mail à Anvisa ou mesmo procurar o órgão para tirar todas as dúvidas pessoalmente.

Em relação ao banheiro, de acordo com a Angelisa, como normalmente o atendimento é personal, concentrando no máximo quatro alunos por horário, a Vigilância não exige que ele seja adaptado ou que tenha um masculino e um feminino. “A grande parte dos estúdios tem apenas um banheiro e, normalmente, ele não é adaptado”, conta.

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

Como você vai trabalhar na área da saúde e com reabilitação, um banheiro adaptado pode se tornar um diferencial. Mas como está sem muita verba para investir inicialmente, esse pode ser um plano para colocar em prática na fase dois, quando você já estiver estabelecido e precisando expandir, não é mesmo? Guarde a ideia com carinho.

Quanto a locar uma sala em uma clínica, Angelisa diz que é possível, sim. “Isso é super normal e ajuda com a questão da estrutura”, afirma a consultora.

Sobre o tamanho da sala, você pode começar com um espaço bem pequeno, de 15m2, e com três equipamentos básicos: Reformer Torre, Chair e Ladder Barrel. Depois, à medida que o negócio vai crescendo e você vai tendo sucesso, é só ir adquirindo outros equipamentos e expandindo.

Tem dúvidas sobre o negócio Pilates? Envie sua pergunta para: contato.np@negociopilates.com.br.

1 COMENTÁRIO