O layout do estúdio

Planejar com cuidado a arquitetura e o layout do seu estúdio pode determinar grande parte do seu sucesso. Afinal, Pilates trabalha o corpo e a mente – um ambiente aconchegante e bem estruturado é fundamental para a execução do método.

Os escritórios de arquitetura projetam o estúdio ao gosto do cliente, inteiramente em 3D – perspectiva. Ter um projeto de arquitetura em 3D tem inúmeras vantagens: com ele você pode guiar possíveis reformas, pode adequar todos os espaços da melhor forma e até divulgar o estúdio ainda na planta, como fazem as imobiliárias com os apartamentos; é possível formar as turmas antes mesmo de abrir as portas.

Consultoria especializada

Se a verba está curta para contratar um projeto completo em 3D, você pode lançar mão de outras alternativas viáveis, como optar por comprar os equipamentos de Pilates com uma empresa que assessore você nessa empreitada, inclusive na montagem do layout. É o caso da MetaLife, líder nacional no segmento e parceira do Negócio Pilates. Ela é pioneira no assunto e fornece, não só o  layout personalizado, dando ideia da melhor disposição dos equipamentos, mas apoio aos clientes em todas as áreas: gestão, marketing, financeiro e muito mais. 

Para quem está começando, e está tendo que lidar com praticamente tudo sozinho, o suporte da MetaLife pode ser essencial. 

PUBLICIDADE

O layout do estúdio

O layout define a melhor maneira de dispor os equipamentos no ambiente, buscando praticidade e otimização do espaço. Na hora de planejar o layout da sala, é importante observar alguns pontos importantes:

– a dinâmica dos exercícios e a sequência de uso dos equipamentos;

– o espaço disponível para o aluno fazer os movimentos com amplitude e segurança;

– o número máximo de alunos em cada aula.

Lembre-se ainda de averiguar as estruturas das paredes onde poderão ser instalados equipamentos como o Wall Unit ou a Prancha de Molas, por exemplo. Esses locais devem ter uma estrutura para suportar a carga e a força aplicada na utilização dos equipamentos. Paredes com tubulações de água, gás e eletricidade não são adequadas.

Outras observações importantes: se o estúdio for montado em local que requer reforma, observe onde estão os banheiros e onde poderá ser instalada a recepção ou o local de espera. Lembre-se que a sala de aula deve ser preservada de barulhos e vai e vem de pessoas. 

Se o imóvel será projetado exclusivamente para o seu negócio, planeje todos os detalhes na planta, como localização de vestiários, banheiros feminino e masculino, recepção e copa. Ah, é importante também ter um espaço mais reservado para a avaliação física. Nesse caso, de construção, você pode prever ampliações, salas adicionais para outras modalidades, ou mesmo outros serviços, como estética e nutrição, por exemplo. 

PUBLICIDADE