O que é necessário para abrir um estúdio?

O que é necessário para abrir um estúdio?

Quer abrir um estúdio de Pilates mas não sabe nem por onde começar e o que é necessário? Temos várias dicas pra você, professor que quer se tornar um empresário ou pra quem tem pretensão de se tornar um investidor da área!

Então vamos lá, investidor:

Arrecadação de impostos
Com o auxílio de um contador da empresa, deve ser analisada em  que categoria a empresa pode ser enquadrada em relação à arrecadação de impostos. Consulte um contador deconfiança. Contratar serviços de contabilidade não é um gasto, mas sim um investimento.

Registro do Estúdio
Abrir um estúdio de Pilates requer os mesmos cuidados de abrir qualquer outro negócio. Veja algumas dicas que irão ajudar a planejar os primeiros passos.
Salientamos que deve ser contratado um contador para cuidar da abertura da empresa e dos aspectos legais de seu negócio.

Primeiro, também com a ajuda de um contador, defina qual o melhor tipo de registro para seu caso: PessoaFísica (CPF) ou Jurídica (CNPJ).

Pessoa Física/Autônomo
Se o estúdio for atendido e administrado apenas pelo proprietário (com a devida formação),sem mais funcionários ou prestadores de serviço, pode ser feito o Registro de Pessoa Física, chamado Registro de Autônomo.

O registro de autônomo pode ser feito na Prefeitura do Município onde reside o profissional.Com esse registro estabelecido, o profissional poderá prestar serviço como Pessoa Física. Para remuneração dos serviços prestados, o profissional deverá emitir recibo próprio de profissional autônomo ou nota fiscal tributada, caso a Prefeitura do Município autorize.

O profissional autônomo de Pilates, assim registrado, estará sujeito ao ISS e ao recolhimento previdenciário para o INSS por meio de carnê. O estúdio deverá ter um livro caixa para registro de entradas e saídas de rendimentos provenientes da atividade e assim, declarar imposto de renda.

Salientamos que para prestar serviços como instrutor de Pilates, é interessante que o profissional esteja previamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia ou de EducaçãoFísica de sua jurisdição.

Pessoa Jurídica/Empresa
Quando o estúdio de Pilates contempla, além do proprietário, mais funcionários como recepcionista, professores, etc. deve ser registrado como empresa na Junta Comercial da cidade onde está localizado.

Mesmo que o estúdio não tenha funcionários, o proprietário pode registrá-lo como empresa e obter o registro de Pessoa Jurídica.

O registro de pessoa jurídica requer:

‐A elaboração de um contrato social que deve ser registrado na Junta Comercial;
‐Obtenção de CNPJ junto à Receita Federal;
‐Declaração de tributos como: Imposto de Renda, Contribuição Social, PIS/COFINS.

Para registrar sua empresa, será preciso um nome e razão social
1) Nome Fantasia: é o nome pelo qual a empresa será conhecida no mercado. O nome fantasia serve também para identificar e distinguir seus produtos e serviços de outros jáexistentes no mercado. Se pretender estabelecer uma marca, este nome deverá ser devidamente registrado e protegido no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Para consultar se o nome que você quer usar não está sendo utilizado por outra empresa, consulte no site do INPI: http://www.inpi.gov.br.

2) Razão Social: é o nome com o qual a empresa é registrada na Junta Comercial.
Sugerimos que você também faça um curso de empreendedorismo para abrir sua visão de negócio e lhe preparar para o que você irá enfrentar. Sucesso!

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

Entre em contato conosco!