O que é necessário para registrar um estúdio

O que é necessário para registrar um estúdio

Abrir um estúdio de Pilates requer os mesmos cuidados que abrir qualquer outro negócio. Primeiro de tudo, você deve procurar um contador para cuidar da abertura da empresa e de todas as questões legais do seu negócio. Vamos dar algumas dicas para ajudar os novos empreendedores a dar os primeiros passos.

Com a ajuda do contador, defina qual o melhor tipo de registro para o seu caso: Pessoa Física (CPF) ou Jurídica (CNPJ). Qual a diferença?

1) Pessoa Física / Autônomo:
Se o estúdio for atendido e administrado apenas pelo proprietário, sem mais funcionários ou prestadores de serviço, você pode registrá-lo como Pessoa Física, chamado Registro de Autônomo. Ele pode ser feito na prefeitura do município onde reside o profissional. Com esse registro estabelecido, o profissional poderá prestar serviço como Pessoa Física. Para remuneração dos serviços prestados, o profissional deverá emitir recibo próprio de profissional autônomo ou nota fiscal tributada, caso a prefeitura do município autorize. O profissional autônomo de Pilates, assim registrado, estará sujeito ao ISS e ao recolhimento previdenciário para o INSS por meio de carnê. O estúdio deverá ter um livro caixa para registro de entradas e saídas de rendimentos provenientes da atividade e assim, declarar imposto de renda. Sem esquecer que para prestar serviços como instrutor de Pilates, é importante que o profissional esteja registrado no Conselho Regional de Fisioterapia ou de Educação Física de sua jurisdição.

2) Pessoa Jurídica / Empresa:
Quando o estúdio de Pilates tem outros funcionários além do proprietário, como recepcionista, equipe de limpeza, professores, etc., deve ser registrado como empresa na Junta Comercial da cidade onde está localizado. Mesmo que o estúdio não tenha funcionários, o proprietário pode registrá-lo como empresa e obter o registro de Pessoa Jurídica.

Registro de Pessoa Jurídica requer:

PUBLICIDADE
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates
MetaLife Pilates

– A elaboração de um contrato social que deve ser registrado na Junta Comercial;
– Obtenção de CNPJ junto à Receita Federal;
– Declaração de tributos como: Imposto de Renda, Contribuição Social, PIS/ COFIS.

Documentos necessários para abrir uma micro empresa no Brasil:

– Cópia autenticada do RG e CPF do titular, no caso de Empresário Individual, ou do(s) sócio(s), em caso de sociedade;
– Cópia do comprovante de endereço da empresa;
– Alvará de localização: permissão de que o local onde a empresa irá funcionar é liberado para tal fim (obtido com a prefeitura);
– Alvará sanitário (obtido com a Vigilância Sanitária);
– Habite-se (obtido com o Corpo de Bombeiros).

Para registrar sua empresa, será preciso um nome e razão social:

1) Nome Fantasia: é o nome pelo qual a empresa será conhecida no mercado. O nome fantasia serve também para identificar e distinguir seus produtos e serviços de outros já existentes no mercado.
Se pretender estabelecer uma marca, este nome deverá ser devidamente registrado e protegido no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Para consultar se o nome que você quer usar não está sendo utilizado por outra empresa, consulte no site do INPI: www.inpi.gov.br

2) Razão Social é o nome com o qual a empresa é registrada na Junta Comercial.

Mais algumas dicas antes de começar:

– Faça um curso de empreendedorismo para abrir sua visão de negócio e lhe preparar para o que você vai enfrentar. Informe-se sobre esse tipo de curso no SEBRAE de sua cidade;
– Faça um plano de negócios, listando tudo o que conseguir sobre o negócio que quer montar: clientes, concorrentes, fornecedores e seu serviço. Determine suas metas de forma específica, mensurável, atingível, relevante e temporal, assim você poderá planejar como atingi-las.

Lembre-se: consulte um contador de confiança. Contratar serviços de contalibilidade não é um gasto, mas sim um investimento.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de abrir um estudio de Pilates e gostaria de saber qual formação preciso ter para abrir e dar aulas pois é um negocio pequeno só eu. Isto é um Plano para longo prazo pois vou estudar primeiro preciso ter o que Educação Fisica, Fisioterapia?? Não sei por onde começar ??