
O mercado de Pilates é um dos mais seguros e rentáveis que existem. Mas é importante se atentar a todos os detalhes na hora de dar os primeiros passos e registrar seu estúdio de Pilates. Além dos equipamentos mais reconhecidos e seguros do mercado, o que mais você precisa para abrir o tão planejado estúdio de Pilates? A gente conta os detalhes da burocracia inicial agora! Para saber mais, só acompanhar nossas matérias no blog.
Registro
Abrir um estúdio de Pilates requer os mesmos cuidados que abrir qualquer outra empresa. Portanto, vale a pena investir na contratação de um contador especializado para cuidar dos aspectos legais do negócio.
A primeira coisa a fazer é definir qual o melhor tipo de registro para o seu caso: Pessoa Física (CPF) ou Jurídica (CNPJ).
Pessoa
Física
Se
o
estúdio
for
atendido
e
administrado
apenas
pelo
proprietário (com a devida formação),
sem
mais
funcionários
ou prestadores
de
serviço,
pode
ser
feito
o
Registro
de
Pessoa
Física,
chamado
Registro
de
Autônomo.
O registro de autônomo pode ser feito na Prefeitura do Município onde reside o profissional, que poderá passar a prestar serviço. Para remuneração dos serviços prestados, o profissional deverá emitir recibo próprio de profissional autônomo ou nota fiscal tributada.
O profissional autônomo de Pilates estará sujeito ao ISS e ao recolhimento previdenciário para o INSS por meio de carnê. O estúdio deverá ter um livro caixa para registro de entradas e saídas de rendimentos provenientes da atividade e assim, declarar imposto de renda normalmente.
Importante notar que para prestar serviços como instrutor de Pilates é importante se registrar no Conselho Regional de Fisioterapia ou de Educação Física da sua região de atuação.
Pessoa
Jurídica
Quando
o
estúdio
de
Pilates
contempla,
além
do
proprietário,
mais
funcionários,
como
recepcionista,
professores,
etc.
deve
ser
registrado
como
empresa
na
Junta
Comercial
da
cidade
onde
está
localizado.
O registro de pessoa jurídica requer a elaboração de um contrato social, registrado na Junta Comercial; Obtenção de CNPJ junto à Receita Federal; Declaração de tributos como: Imposto de Renda, Contribuição Social, PIS/ COFINS.
Para registrar sua empresa, será preciso um nome e razão social.
Nome Fantasia: é o nome pelo qual a empresa será conhecida no mercado. O nome fantasia serve também para identificar e distinguir seus produtos e serviços de outros já existentes. Se pretender estabelecer uma marca, este nome deverá ser devidamente registrado e protegido no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Para consultar se o nome que você quer usar não está sendo utilizado por outra empresa, consulte no site do INPI.
Razão Social: é o nome com o qual a empresa é registrada na Junta Comercial.
Arrecadação de impostos
Com o auxílio de um contador, analise em que categoria a empresa pode ser enquadrada em relação à arrecadação de impostos.
Uma dica importante, para ficar bem preparado, é fazer um curso de empreendedorismo. O Sebrae costuma disponibilizar alguns muito bons, e gratuitos.
Gostou das dicas sobre os primeiros passos para registrar seu estúdio de Pilates? Então acompanhe nossas matérias e saiba tudo o que você precisa para abrir o seu próprio estúdio.