Planeje-se e crie estratégias com a Análise SWOT

Planeje-se e crie estratégias com a Análise SWOT

Você sabe o que é uma análise SWOT (ou FOFA, se adaptado para o português)? Já realizou alguma para fazer um planejamento estratégico de seu estúdio? Não? Então hoje vamos falar um pouco sobre o tema para que você monte planos de gestão e cresça ainda mais no seu Negócio Pilates!

SWOT é uma análise que tem por base estudar quatro pontos de um negócio. Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Com ela, avaliam-se ambientes internos e externos de um negócio e servem para otimizar o posicionamento da empresa e seu desempenho no mercado.

E como aplicar isso no seu estúdio de Pilates?

Como já dissemos, a análise SWOT considera quatro pontos e dois ambientes e a melhor maneira de visualizar isso é criando uma tabela

tabela swot

Fatores internos: Coloque aqui as características do estúdio, as suas características ou de sua equipe e como é a organização do ambiente. Aqui encontram-se situações que você é capaz de lidar e controlar.

*Forças: Pense em suas habilidades, cursos, formação, etc. Coloque ainda os diferenciais de seu estúdio e da sua equipe e as vantagens que o espaço possui em relação a concorrência.

*Fraquezas: São os pontos que precisam ser melhorados. Novamente analise seu espaço e sua equipe, mas não esqueça de olhar para si. Analise aspectos como: timidez, falta de planejamento, atualizações que precisam ser feitas, porque algumas pessoas tem preferido a concorrência ao seu estúdio.

Fatores externos: Estão além de sua alçada, envolvem coisas além do estúdio, como mercado financeiro e uma concorrência muito elevada na área.

*Oportunidades: Forças externas que auxiliam no desenvolvimento da empresa. Mercado aquecido, economia estável e recursos financeiros são circunstâncias que fazem com que a empresa cresça. Claro, tudo isso ainda está relacionado com fatores internos como demonstrar um bom trabalho.

*Ameaças: Situações que podem te impedir de alcanças a meta estabelecida, como um grande número de concorrentes e tempos de crise, onde muitas pessoas acabam cortando despesas que consideram supérfluas.

Cruzando estes dados, você pode ver o que precisa ser melhorado e começar a pensar em estratégias para poder alcançar suas metas.

 

Conte para a gente se você aplicar essa dica em seu estúdio contato@negociopilates.com.br e SUCESSO!

Posts em alta

Redes Sociais

Receba as últimas atualizações

Seja dono do seu estúdio

Destaques do mês

confira nosso BLOG

E-books

Baixe gratuitamente os e-books MetaLife e aproveite.

Quem Somos

Um canal que traz o Pilates no centro, dedicado para quem quer empreender, montar um estúdio, ampliar seu negócio e ficar por dentro de assuntos relevantes que cercam a comunidade do Pilates.

©2023. Todos os direitos reservados.

Entre em contato conosco!