Plano longo: 3 estratégias para implantá-lo!

Qual plano de Pilates oferecer?

Qual o melhor plano para o meu estúdio de Pilates: mensal (plano curto),  ou semestral e anual (planos longos)? Essa é uma pergunta bastante frequente.

Uma estratégia adequada na forma de vender e escolher os planos pode fazer muita diferença no nosso estúdio de Pilates.

 Vantagens de desvantagens dos tipos de planos:

– Mensal: Plano curto

– Vantagens: em geral tem o valor da hora/aula maior, aumentando bem o faturamento nos meses de boas vendas, nos meses de alta.

– Desvantagens: todos os meses temos que refazer a venda para o nosso cliente, aumentado a chance de rotatividade e evasão.

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 – Semestral e anual: Planos longos

– Vantagens: é uma venda a longo prazo, que dura 6/12 meses. Gera uma previsibilidade nas receitas e melhor organização financeira. Maior probabilidade de atingir os objetivos terapêuticos, pois vamos ter um tempo maior.

 – Desvantagens: geralmente o valor da hora/aula é menor, o que minimiza o ticket médio do seu cliente.

 Diante da analise das vantagens e desvantagens, optamos por trabalhar com planos longos. Nos nossos estúdios de Pilates, em torno de 93% dos clientes estão nos planos longos (semestral ou anual). Como na maioria dos negócios, existem sazonalidades, então os planos longos ajudam a fidelizar os clientes, proporcionando uma receita mais estável, principalmente nos meses de baixa.

Acredito que consistência de bons resultados durante todos os messes do ano seja mais satisfatório do que resultados excelentes em alguns meses.

3 estratégias para implantar planos longos

Estratégia 1: calcular o preço a ser cobrado pelo Pilates mensalmente, que garanta uma margem de lucro satisfatória  -esse valor desse ser o do plano mais longo, como por exemplo o plano anual. A partir dele, ocorre um acréscimo gradativo nos valores, até chegar ao maior, que é plano mensal.

Atenção: cuidado ao dar descontos para os planos longos e acabar comprometendo seu negócio e a margem de lucro. O valor do plano longo deve ter uma margem de lucro satisfatória.

Estratégia 2: mostrar as vantagens para o cliente dos planos longos, tanto as financeiras, quanto as terapêuticas. Isso facilita as vendas. Lembrando que toda negociação deve ser uma via de mão de mão dupla, sendo bom para os dois.

Estratégia 3: para quem só trabalha com planos mensais e quer implementar os planos longos a dica é fazer reajustes do plano mensal, usando o valor antigo para algum plano longo, como por exemplo o semestral. Aos poucos vai acontecendo o reajuste dos valores mensais, tendo espaço para aplicação de valores menores dos planos. Porém, com a garantia de uma margem de lucro satisfatória.

 Muito sucesso nos negócios de todos!!

Quer mais dicas como essa? Se inscreva no curso sobre gestão que eu acabei de lançar!

Jorge Vieira
Fisioterapeuta e Prof. De Educação Física
Sócio-diretor da @qualitussaude
Professor universitário há 13 anos
Mestrando em Administração

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